O ano letivo na rede municipal em São João da Barra tem início na próxima segunda-feira, 7, para 8.294 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental até o 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os preparativos para o retorno de forma presencial após quase dois anos foi a pauta da reunião nesta sexta-feira, 4, no Palácio Cultural Carlos Martins, com participação da prefeita Carla Machado, equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e dos diretores das 38 unidades escolares.

Em novembro de 2021 as aulas presenciais haviam sido retomadas de forma parcial. Oito escolas funcionaram como polo para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental na idade a partir de 12 anos e EJA, mas não de forma obrigatória. Os alunos que permaneceram online continuaram realizando as atividades na plataforma pedagógica, grupos de WhatsApp, cadernos pedagógicos e encontros síncronos com os professores.

Após dar as boas-vindas aos profissionais, a prefeita pontuou a importância do trabalho da Educação ao longo desse período de pandemia, sendo nenessário se adequar à nova realidade do ensino a distância, e ressaltou que o atual momento pede ainda mais dedicação desses profissionais.

“É preciso repensar a forma de trabalhar, ter um olhar de empatia e sensibilidade não só com os alunos, mas com toda a equipe. Estamos empenhados em fazer o melhor e precisamos que cada um tenha esse mesmo propósito, pois não construímos nada sozinhos”, disse a prefeita.

A secretária de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues, agradeceu a oportunidade de estar à frente da pasta e destacou o trabalho no retorno dos alunos ao ambiente escolar. “Estamos trabalhando para que todos sejam recebidos com muito acolhimento, pois neste momento o mais importante é dar de volta aos alunos o espaço e a convivência que eles perderam ao longo desses quase dois anos”. De acordo com a secretária, algumas escolas estão em fase final de reformas e adequações, mas aptas a receber os alunos.

As diretrizes para o retorno às aulas presenciais foram estabelecidas por meio de Portaria Conjunta das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Saúde, publicada no Diário Oficial do Município no dia 7 de fevereiro com base nos protocolos norteadores apresentados por entidades nacionais de Educação e de Saúde. Foram revogados no dia 25 de fevereiro o Artigo 3° e a Alínea “g” do Inciso II do Artigo 6º, que dispõem sobre a necessidade do distanciamento de um metro entre as pessoas.

Também participaram da reunião, da equipe da Semec, o coordenador geral de Projetos e Programas Educacionais, Cláudio Adão Andrade, a gerente da Elaboração de Projetos, Michele Bastos, e o Orientador Educacional e ex-secretário, Daniel Damasceno, além do controlador do Município, Marcos Brito.

Fonte: Secom