O perfil do pacientes diagnosticados com o novo coronavírus mudou. O município de Campos dos Goytacazes que divulgou nesta terça-feira, 3, que um adolescente de 17 anos está internado com Covid-19 em uma unidade hospitalar particular de Campos em estado grave.

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde de Campos, afirmou que não há confirmação de que a infecção seja pela variante Delta, mas já determinou a coleta de amostra para realização do sequenciamento genômico, através do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) de Macaé.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O diagnóstico do adolescente foi confirmado para Covid-19 através de exames RT-PCR e de imagens e o estado de saúde atual é muito delicado, disse a subsecretaria acrescentando que o jovem iniciou um quadro de amigdalite no domingo (1), evoluindo para tosse, cansaço e dificuldade respiratória, além de saturação baixa. Ele está entubado e em posição de prona. O quadro de saúde é considerado severo que irá motivar mudanças a serem debatidas na reunião do Gabinete de Crise, prevista para a próxima segunda-feira (9).

A Subsecretaria informa ainda que, é natural, independente da variante, que toda vez que se vacina uma população cria-se um bolsão de suscetíveis, ou seja, pessoas que não foram vacinadas e ficam expostas ao vírus mais agressivo, seja a variante Gamma, a Delta ou qualquer outra. A pasta também já está se preparando para assim que concluir a vacinação a aplicação da 1ª dose para pessoas com 18 anos, iniciar a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos.

Em 2021, casos graves e mortes de adultos jovens pela doença dispararam no Brasil. Entre janeiro e março, o número de óbitos subiu 353% entre pessoas de 30 a 39 anos, e 419% na faixa etária dos 40 a 49 anos, segundo o último boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz.