A Secretaria Municipal de Saúde retomou o agendamento on-line para a testagem de Covid-19. O serviço está disponível exclusivamente por meio de agendamento prévio, que pode ser feito às quintas-feiras, no link disponibilizado no site oficial da Prefeitura (AQUI).
O atendimento será realizado no novo local de testagem, o Lar Cristão, em Guarus, das 10h às 15h, com a disponibilização de 20 vagas por dia. A mudança de local aconteceu após a reforma do Centro de Saúde de Guarus (CSG), que era o antigo ponto de testagem.
De acordo com o supervisor de testagem, Leonardo Peixoto, a retomada do agendamento é uma medida estratégica para garantir o atendimento de quem apresenta sintomas. “A testagem será realizada de forma organizada e segura, e os agendamentos on-line são essenciais para otimizar o processo, evitando aglomerações e facilitando o atendimento à população”, afirmou Peixoto.
O agendamento é limitado a 20 pessoas por sexta-feira, e os interessados devem atender aos seguintes critérios: apresentar sintomas como tosse, falta de ar, coriza, perda de olfato e paladar, além de febre superior a 38ºC, com início dos sintomas há pelo menos 72 horas.
Desde novembro de 2024, o serviço de testagem para Covid-19 está sendo realizado no Lar Cristão, localizado na Avenida Professora Carmem Carneiro, 282, no Jardim Carioca.
Além da testagem, a vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada no município. Além do Centro Municipal de Imunização e do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funcionam na Secretaria de Saúde, o imunizante também está disponível no Clube da Terceira Idade, na Clínica da Criança e na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão. Atualmente, as vacinas estão sendo oferecidas principalmente para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e grupos prioritários a partir de 5 anos.
Até o dia 5 de maio, o município notificou 50 casos de Covid-19 em 2025, sendo dois óbitos, um homem de 54 anos morador do Parque Esplanada, e uma mulher de 40 anos moradora do distrito de Tócos, ambos ocorridos em janeiro.
Fonte: Ascom