A equipe da Oficina de Dança do Ventre do Palácio Cultural Carlos Martins, de São João da Barra, conquistou importantes resultados no 4º Nur Oriental Bellydande, realizado no domingo, 25, na Casa dos Açores, na cidade do Rio de Janeiro. Foram duas primeiras colocações, um segundo e um terceiro lugar em diferentes categorias e a premiação do melhor figurino do festival, que reuniu 200 bailarinos. Representando o município esteve também a Associarthis, que obteve 15 premiações.
As primeiras colocações do Palácio Cultural foram no Solo de Percussão Profissional Star, com a professora e coreógrafa da oficina, Carlatriz Lopes, e no Duo Folclórico, com as alunas Sara Sales e Eliane Baptista. A aluna Luana Alves conquistou o segundo lugar no Solo de Percussão Adulto e o terceiro lugar foi no Trio Moderno Adulto, com Sara Sales, Luana Alves e Elizabeth de Carvalho.
Além da primeira colocação no Duo Folclórico, a coreografia de Sara Alves e Luana Baptista conquistou o melhor figurino, que foi elaborado pelo coordenador do Palácio Cultural Carlos Martins, Geraldo Lopes. A disputa final do figurino foi com outras duas indicações, sendo outra também do Palácio.
“Foi uma honra participar desse festival e conquistar resultados tão expressivos. Uma experiência incrível, em que pudemos conhecer outras pessoas, outros trabalhos e continuar evoluindo. Reafirmo sempre que nossa proposta é participar. Vencer é uma consequência e nos deixa muito felizes”, disse Carlatriz Lopes, que é professora sindicalizada pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro.
A Oficina de Dança do Ventre do Palácio Cultural Carlos Martins reúne 60 alunas e integra a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que disponibiliza gratuitamente à população aulas em diversas expressões artísticas.
Associarthis – Entidade sem fins lucrativos voltada à prática da dança, a Associarthis, além das 15 premiações (relacionadas ao final da matéria), obteve duas indicações de melhor coreografia e foi escolhida como o melhor grupo de dança do festival. A entidade tem como parceria a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Premiação da Associarthis
1⁰ lugar – Grupo Infanto-Juvenil, modalidade Percussão: Helena Bento, Maria Clara Melo, Karen Rolim e Aghata Goldino
1⁰ lugar – Grupo Juvenil, modalidade Percussão: Sabrina Henriques, Thandara Melo, Camilly Araújo, Eduarda Almeida, Alexia Abreu, Lukelly Melo, Antônia Vitoria, Maria Luiza e Mariana Pirralho
1⁰ lugar – Grupo Juvenil, modalidade Fusão: Sabrina Henriques, Thandara Melo, Camilly Araújo, Eduarda Almeida, Alexia Abreu, Lukelly Melo, Antônia Vitoria, M. Luiza e Mariana Pirralho
1⁰ lugar – Grupo Adulto, modalidade Rotina Clássica: Thandara Melo, Sabrina Henriques, Lukelly Melo, Alexia Abreu, Mariana Pirralho, Camilly Araújo e Maria Eduarda Almeida
1⁰ lugar – Duo Infanto-Juvenil, modalidade Dança do Ventre Moderna: Karen Rolim e Helena Bento
1⁰ lugar – Duo Adulto, modalidade Percussão: Mariana Pirralho e Thandara Melo
1⁰ lugar – Solo, modalidade Percussão: Thandara Melo
1⁰ lugar – Solo Infantil, modalidade Fusão: Helena Bento
1⁰ lugar – Solo Infanto-Juvenil, modalidade Dança do Ventre Folclórica: Maria Clara Melo
2⁰ lugar – Grupo Juvenil, modalidade Rotina Clássica: Thandara Melo, Maria Eduarda Almeida, Camilly Araújo, Mariana Abreu, Lukelly Melo, Alexia Abreu, Sabrina Henriques e Maria Luiza
2⁰ lugar – Solo Infanto-Juvenil, modalidade Dança do Ventre Moderna: Aghata Goldino
2⁰ lugar – Solo Infanto-Juvenil, modalidade Percussão: Karen Rolim
2⁰ lugar – Solo Adulto, modalidade Percussão: Maria Eduarda Almeida
2⁰ lugar – Solo Juvenil, modalidade Livre: Alexia Abreu
2⁰ lugar – Solo Juvenil, modalidade Percussão: Lukelly Mello