Aniversário de elevação à categoria de cidade teve concerto de piano percorrendo as ruas em um caminhão e hasteamento de bandeiras no pôr do sol do Cais do Imperador

Foto: Elder Amaral

Desta vez não teve desfile, nem show, nem a praça lotada de sanjoanenses e turistas para brindar o aniversário da cidade. Em tempos de isolamento social, a estrela da festa foi o pôr do sol de quase inverno que brilhou no Cais do Imperador, ao som do piano, executado pelo músico Vinícius Martins. São João da Barra celebrou nesta quarta-feira, 17, 170 anos de elevação à categoria de cidade. A programação de eventos, que tradicionalmente integra o Circuito Junino do município, não pôde acontecer por conta da pandemia, mas a data não passou em branco.

No final da tarde, com público reduzido e seguindo as regras de distanciamento social e proteção pessoal, a Prefeitura realizou a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça de São João Batista, com a participação da prefeita Carla Machado, do presidente da Câmara de Vereadores, Aluizio Siqueira, e do agente da Capitania dos Portos do município, capitão tenente Francisco Filho. O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura.

Mas a celebração começou antes, no meio da tarde, com o projeto “Trilhando Música: uma melodia de esperança”. Na carroceria de um caminhão, que percorreu as principais ruas da cidade, Atafona e Grussaí, Vinícius Martins comandou o espetáculo, executando clássicos no piano de meia calda.

— Há pouco mais de um mês assisti a um vídeo da Itália, de um músico italiano tocando música brasileira, e achei incrível, que seria perfeito para São João da Barra — conta Vinícius, sanjoanense graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música.

A ideia virou projeto para o aniversário da cidade, desenvolvido pelas secretarias municipais de Turismo Esporte e Lazer e Educação e Cultura. Para a prefeita Carla Machado, uma forma de homenagem que tem tudo a ver com São João da Barra.

— São João da Barra hoje viveu um dia ímpar. Celebramos o aniversário relembrando virtualmente os momentos já vividos. Este momento com nosso pôr do sol tão bonito, com o piano, com nossos talentos dos quais tanto nos orgulhamos, foi de fato muito especial. Tivemos também a missa, com o mínimo de pessoas participando devido ao atual momento, que nos fortaleceu. Seguimos certos de que brevemente tudo isso vai passar e voltaremos a nos encontrar — disse a prefeita.

O agente de cultura e subsecretário municipal de Comunicação Social, Gilwagner Miranda, destacou a importância do fortalecimento da arte sanjoanense na celebração.

— Nossa cidade é amante de cultura e todos nós sabemos que a música é de tal beleza que encanta a alma. Nada melhor do que levarmos esperança através dela neste dia histórico para nosso município. São tempos difíceis, mas confiamos em dias melhores e vamos emanar bons sentimentos nos quatro cantos da cidade — afirmou.

Trilhando música: uma melodia de esperança 

O circuito ao som do piano foi transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura e prestigiado pelos moradores das ruas por onde passou. Vinícius executou clássicos internacionais e nacionais, como Hallelujah, de Leonard Cohen; Ave Maria, de Gounod; Imagine, de John Lennon; Heal the world, de Michael Jackson; Novo tempo, Ivan Lins e Vítor Martins; É preciso saber viver, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos; Como é grande meu amor por você, de Roberto Carlos; Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro e Dias melhores, de Rogério Flausino.

Também no repertório, como não poderia deixar de faltar, Linda cidade, a música que se tornou hino dos verões e carnavais de São João da Barra, de João Ferreira, o João da Banda TB-6.

— Jamais esperei viver o que vivi hoje. Fiquei muito feliz em poder estar na minha cidade, na cidade que amo, onde nasci e fui criado, onde meu filho nasceu e pretendo criar. Foi uma maneira de poder levar literalmente a música para as pessoas, que é o que eu sempre quis, o motivo de ter escolhido a música com minha profissão. E agora pude colocar em prática, neste momento tão complexo que estamos vivendo — descreveu o pianista.

Homenagens

Linda cidade foi a canção escolhida pelo próprio Vinícius para outro projeto: ele gravou um vídeo de homenagem ao aniversário de São João da Barra com a participação dos cantores João Ferreira, Manuela Ferreira, Janine Gaia, Charles Henrique, Cacá Morsch e Anderson Santos. O vídeo foi editado pelo próprio pianista.

O 17 de junho também teve homenagem para São João da Barra do Centro Musical e Cultural União dos Operários, presidido por Alessandro Araújo, que compartilhou nas redes sociais, como presente para a cidade, o vídeo do projeto “Concertos para uma quarentena”. Participaram músicos da centenária Banda União dos Operários, regidos pelo maestro Joel Rosa e que contou com a abertura e apresentação da Prefeita Carla Machado.

A programação do aniversário da cidade foi encerrada à noite com a transmissão do “Encontro do pagode”, que teve participação dos músicos sanjoanenses Anderson Santos, Felipe Moraes e Willis Ferreira.

Fonte: Secom