Evento acontece na próxima sexta-feira, 29, e vem sendo a principal data para o comércio eletrônico no Brasil
A 10ª edição no Brasil da Black Friday ocorrerá na próxima sexta-feira, 29 de novembro, e o Procon de São João da Barra orienta aos consumidores que irão às compras tanto nas lojas físicas, quanto nas lojas virtuais. Em 2018, o evento foi a principal data para o comércio eletrônico no Brasil, superando Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Diante às inúmeras promoções nos mais variados produtos e serviços, porém, surgem as dúvidas de como se proteger ao comprar e vender pela internet neste dia tão esperado. Sendo assim, em meio a supostos descontos imperdíveis, os consumidores podem agir por impulso e realizar péssimos negócios, trazendo transtornos e prejuízos.
É fundamental que o consumidor já tenha em mente o que vai adquirir, para que sua pesquisa de preços seja satisfatória, uma vez que de uma loja para outra poderá haver uma diferença significativa em relação ao preço, forma de pagamento e descontos promocionais. O consumidor deve também ficar atento aos juros das parcelas, troca do produto e forma de entrega.
“Antes de fechar o negócio e ter a certeza que o produto ou serviço anunciado é bom e está dentro de seu orçamento, deve-se necessariamente analisar o histórico de preço e não a porcentagem de desconto. Isso permite ao consumidor ter a noção quando um produto já esteve mais barato e apareceu em promoção por um preço mais alto”, diz o coordenador do Procon de São João da Barra, Leandro Ferreira.
Importante esclarecer, acrescenta o coordenador, que o prazo de desistência da compra, realizada fora do estabelecimento comercial (por Internet, telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, etc.) é de sete dias de sua confirmação ou do recebimento do produto. “A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e independe de previsão em contrato. A lei prevê que o consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma geladeira, por exemplo). O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto”.
Os serviços de orientação estão sendo prestados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Benedito Gomes, Nº 4, próximo à praça São João Batista, Centro. O Procon também possui os seguintes canais de atendimento via telefone: (22) 2741-8297 ou 2741-8312, e pelo e-mail: [email protected].
“O objetivo principal do órgão é equilibrar esta relação consumerista e orientar os nossos consumidores a realizarem suas compras de forma segura e consciente, resguardando os seus direitos que são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor “, finalizou o coordenador.
Fonte: Secom – SJB