Foram quatro medalhas de ouro, duas de bronze, uma de prata e menções honrosas na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A rede pública municipal de Educação de São João da Barra tem 18 alunos premiados na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj), em 2019. Os estudantes receberam quatro medalhas de ouro, uma medalha de prata, duas de bronze e menções honrosas, entregues durante evento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, no sábado, 23.

Pelo segundo ano, os alunos de São João da Barra participam da Omerj, competindo de igual para igual com escolas públicas e privadas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação e Cultural (Semec) assinou acordo de cooperação técnica com o Impa, numa parceria que começa a frutificar. Desde então, passou a ensinar matemática avançada no contraturno para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental.

“A partir do Programa Educa-Ação!, em parceria com a FUNRIO, ampliamos o Projeto Matemática Olímpica, que em 2019 atendeu cerca de 300 alunos em toda rede. Assim, com aumento do tempo de escolaridade, temos trabalhado para que cada aluno avance no aprendizado. Demais, é gratidão à prefeita Carla Machado e a todos os profissionais da rede pública municipal de São João da Barra pelo que juntos temos construído. Seguimos trabalhando e vendo nossos projetos e, mais importante, nossos estudantes, florescendo a partir das sementes pedagógicas que com afinco semeamos”, destaca o secretário da pasta, Daniel Damasceno.

O coordenador da Omerj, Fred Palmeira, destaca que a entrega de prêmios é um momento de celebração. “Reencontramos alunos premiados em edições anteriores, e premiamos novos alunos. É interessante ver um padrão que se repete: onde há professores que se dedicam, resultados aparecem”, disse.

Para Fred Palmeira, o município de São João da Barra vem se destacando. “Está fazendo um excelente trabalho e os resultados vão aparecendo na quantidade de medalhas e menções honrosas. Para nós é uma satisfação ver que estamos contribuindo para o desenvolvimento desses jovens. Gostaríamos que os exemplos de São João da Barra e Piraí, onde as secretarias de Educação apoiam esta atividade, fossem mais seguidos”, finaliza.

Listagem dos alunos vencedores:

Nível Jr. (alunos do 5º ano do ensino fundamental)

Mylliana de Almeida Peixoto – Centro Municipal de Educação Avançada (Menção Honrosa)
Ana Clara de Fátima Nonato – E.M. João Flávio Batista (Menção Honrosa)
Kayke Azeredo Fiocchi – E.M. João Flávio Batista (Menção Honrosa)
Lucas da Silva Santos – E.M. João Flávio Batista (Menção Honrosa)
Lohrania de Souza Silva – E.M. Manoel de Souza Gomes (Menção Honrosa)
Walter Leandro Barboza Vilaça – E.M. Elysio de Magalhães (Menção Honrosa)

Nível I (alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental)

Bruna Hellen da Silva Pessanha – Centro Municipal de Educação Avançada (Medalha de Bronze)
Ana Clara S. de Almeida – Centro Municipal de Educação Avançada (Menção Honrosa)
Ligia Gonçalves da S. Pereira –  Centro Municipal de Educação Avançada (Medalha de Ouro/Categoria geral: Menção Honrosa)
Vanessa Queiroz Cândido –  Centro Municipal de Educação Avançada (Menção Honrosa)
Andressa Almeida Xavier – Centro Municipal de Educação Avançada (Medalha de Ouro/Categoria geral: Menção Honrosa)
Rulyane da Silva de Almeida – Centro Municipal de Educação Avançada (Medalha de Ouro/Categoria geral: Menção Honrosa)
Amanda Manhães de Freitas – Centro Municipal de Educação Avançada (Medalha de Ouro/Categoria geral: Menção Honrosa)

Nível II (alunos do 8º e 9º anos do fundamental)

Kayllane Almeida Peixoto –  Centro Municipal de Educação Avançada (Menção Honrosa)
Lorrayne da Silva Ribeiro – E.M. Domingos Fernandes da Costa (Medalha de Prata)
Nycolly dos Santos Azeredo – E.M. Amaro de Souza Paes (Menção Honrosa)
Leonardo Pereira Vasconcellos – E.M. Elysio de Magalhães (Menção Honrosa)
João Lucas Sobral Brandão Rangel – E.M. João Flávio Batista (Medalha de Bronze)

Fonte: Secom – SJB