Resultado será divulgado nesta semana e matrículas vão até 13 de agosto
A Universidade Estácio de Sá aplicou no município de São João da Barra o Vestibular Comunitário. A prova foi realizada na noite de segunda-feira, 28, no Ciep Municipalizado Professora Gladys Teixeira e contou com a participação de 173 interessados. O projeto acontece através de uma parceria entre a instituição de ensino superior e a prefeitura, através das secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e de Educação e Cultura.
Os sanjoanenses puderam escolher entre mais de 30 cursos, como Administração, Engenharia Civil e Fisioterapia. Os estudantes que forem aprovados no vestibular serão inscritos no Programa Cartão Universitário, que concede auxílio financeiro de 50% a 80% do valor da mensalidade, onde passarão por avaliação socioeconômica.
A universidade vai divulgar o resultado do vestibular entre quarta. 30, e quinta-feira, 31. As aulas têm início previsto para o dia 14 de agosto e os aprovados deverão realizar a matrícula até o dia 13 de agosto, no campus Campos dos Goytacazes da Estácio de Sá. Quem optar pelo curso presencial fará as aulas no mesmo campus da matrícula. Já na modalidade a distância, é necessário apenas ter acesso a um computador conectado à internet.
A divulgação do Vestibular Comunitário aconteceu na última sexta-feira, 25, no Cine Teatro São João. A reunião contou com a participação da secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Swany Gomes, da secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernandes, e um representante da universidade. Na oportunidade, foram apresentados todos os detalhes do programa.
Para a secretária Leide Cristina o projeto do Vestibular Comunitário é mais uma iniciativa do poder público municipal que visa à qualificação profissional, para que o sanjoanense esteja preparado sempre que surgirem novas oportunidades de trabalho. “Buscamos sempre o melhor para a nossa população e nada melhor que oferecer chances de qualificação. Somos pioneiros na questão do Vestibular Comunitário”, disse a secretária.
De acordo com o representante da Estácio de Sá neste processo do Vestibular Comunitário, Juan Cruz Rangel, a participação da prefeitura foi fundamental para o sucesso do projeto. “A prefeitura entendeu o que é o Vestibular Comunitário e vai colher os resultado desta oferta aos munícipes”, enfatizou Juan.
Fonte: Secom-SJB