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Foto: Parahybano

A assessoria da Prumo Logística informou que a Ferroport registrou um recorde no Terminal de Minério de Ferro. O navio ABOY KARLIE desatracou com 202.120 toneladas, o maior carregamento já realizado no terminal. O navio, que foi a 204º embarcação no terminal 2, foi carregado entre os dias 12 e 13 de abril.

O navio ABOY KARLIE (IMO: 9756236, MMSI: 249400000) que é um navio cargueiro e atualmente navegando sob bandeira da , chegou ao terminal no último dia 12 e desatracou dois dias depois, na sexta-feira, 14. O KARLIE tem 300 metros de comprimento e 50 metros de boca.

O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas (T-MULT) iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture (formada 50% por cada empresa) para a comercialização de combustível marítimo aos navios que trafegam no porto. Já o Terminal de Petróleo (T-OIL), é uma parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que está iniciando suas operações de comissionamento. Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes. O resultado é o aumento da competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.

O grande empreendimento de São João da Barra, o Complexo Portuário do Açu, em 2016, recebeu cerca de mil embarcações. Este número é quatro vezes maior do que o registrado em 2015. Mas, o crescimento continua em 2017, quando o empreendimento recebeu 224 embarcações somente nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão capesizes, suezmax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.

Ao longo de 2017, o Complexo Portuário do Açu registrou 346 acessos de embarcações. Foram 114 navios em janeiro, 110 em fevereiro e 122 em março, até a última quarta-feira, dia 29.

Dois navios atracam simultaneamente

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Foto: Parahybano

Dois navios atracaram simultaneamente no último dia 06 de outubro de 2015 no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu.

O navio VOGERUNNER (IMO: 9475301, MMSI: 229105000) é um navio bulk carrier construído em 2008 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O VOGERUNNER tem 280 metros de comprimento e 45 metros de boca, seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde da última terça-feira, 06 de outubro de 2015. A sua tonelagem bruta é 89603.  Já o navio ALPHA MILLENNIUM (IMO: 9212058, MMSI: 249655000) é do tipo Graneleiro registado em Malta e seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde de sexta-feira, 09 de outubro também de 2015.

Prumo Logística investiu R$ 701 milhões no Porto do Açu em 2016

A Prumo Logística divulgou no último dia 28 de março o resultado de 2016, com o investimento consolidado de R$ 700,8 milhões no ano. O montante é referente ao valor aplicado pela Porto do Açu, Ferroport e Açu Petróleo – todas subsidiárias da Prumo Logística.

O resultado de 2016 também contou com Ebitda consolidado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 73 milhões. Além disso, a receita operacional líquida foi de R$ 441 milhões (contabilizando todas as subsidiárias da companhia).

Entre os dados divulgados pela empresa, também está o Capex previsto para este ano: R$ 226,6 milhões para a Porto do Açu e R$ 444,4 milhões para a Açu Petróleo, totalizando R$ 671 milhões.

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