Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Promover um verão simples e criativo, mas que fomentasse o turismo e aquecesse a economia local foi a proposta da prefeita Carla Machado em meio ao caos financeiro vivido por São João da Barra já nos primeiros dias do novo governo. O caminho encontrado, em uma iniciativa inédita no município, foi a parceria com a iniciativa privada, viabilizando uma programação capaz de atender os anseios do comércio formal e informal em seus diferentes segmentos, gerar empregos diretos e indiretos, movimentar setores como o imobiliário e de transportes e agradar o público de uma forma geral.

E o sucesso do verão é apresentado em números. Em tempos de corte de despesas, as parcerias resultaram em uma diminuição de 86% em termos de investimentos se comparado a 2016, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Fazenda. Se ano passado o total gasto no verão foi de R$ 4,7 milhões, nesse primeiro ano da nova administração o valor disponibilizado foi de R$ 686.700,00. A diferença, no entanto, se torna ainda maior, de 92%, se comparado a 2015, quando foram gastos R$ 10,9 milhões.

Incluídas no montante de R$ 686.700,00 gasto em 2017 estão as subvenções concedidas às escolas de samba Congos, Chinês e o apoio ao bloco Indianos, somando R$ 483.000,00. O restante, R$ 203.700, foi utilizado foi utilizado em grande parte com a logística de segurança para o carnaval. “Esse valor investido nas agremiações que há mais de 90 anos fazem parte da cultura e da tradição de São João da Barra, e que tornam o nosso carnaval o melhor do interior do Estado do Rio de Janeiro, contribuiu para que 300 mil pessoas circulassem pelo município nos cinco dias de festa”, destacou a prefeita Carla Machado.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, a injeção econômica no município, apenas no período de carnaval, chega à casa dos R$ 45 milhões. Os cálculos têm como base um gasto médio de R$ 30,00 por pessoa em cada um dos cinco dias. O resgate de eventos tradicionais, como a Boneca do Waldir, a realização dos concursos de Marchinhas, de Rei Momo e Rainha do Carnaval e de Mascarados, aliados à inovação com o Bloco da Melhor Idade e o Bloco Elymar pra Pular e à participação dos blocos de abadá somaram, segundo a prefeita, para o sucesso de público e consequente êxito financeiro no período da festa de Momo.

O grande número de pessoas por todo município no período de verão e carnaval não só movimentou o comércio como absorveu de forma temporária a mão de obra local. Para muitos, até então fora do mercado de trabalho, foi uma oportunidade de garantir uma renda e se qualificar para experiências futuras. “Esse fluxo de qualificação é importante para aquisição de experiência, oportunizando a conquista de um emprego fixo no restante do ano”, explicou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São João da Barra, Karla Caputi.

Sucesso das parcerias – Junto ao sucesso do verão, com 10 atrações musicais nacionais no Balneário, a Prefeitura de São João da Barra comemora a bem sucedida experiência das parcerias, que se estendeu até o carnaval. Além do bloco Elymar pra Pular, a iniciativa privada foi responsável pelas atrações musicais na sede do município, nas praias de Açu, Grussaí e pela infraestrutura necessária para a realização da festa, em sistema de permuta com a cessão de espaço para a divulgação das marcas envolvidas nas parcerias.

– Durante o verão, incluindo os 10 shows nacionais e 10 shows locais, foram 20 apresentações musicais de diferentes gêneros musicais no Balneário. Somadas às apresentações musicais e demais atrações no carnaval, são aproximadamente 80 eventos em parceria com a iniciativa privada ao longo da alta temporada. Outra inovação foi o Fest Forró, realizado na praia do Açu em quatro edições, com oito shows musicais, dois a cada sábado – contabilizou o secretário municipal de Turismo, Esporte Lazer, Analiel Vianna.

As parcerias envolvendo entidades de segurança, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Grupo de Resgate Voluntário também são mencionadas pela prefeita, bem como o lucro oriundo do estacionamento, da locação de espaço para ambulantes e do acesso às arquibancadas, em um total de R$ 71.347,16.

“Foram parceiros importantes que, somados aos serviços oferecidos pelo município, como limpeza pública, segurança, equipe médica e ambulância nos locais dos eventos, contribuíram para um verão e um carnaval com público recorde se comparado aos anos anteriores, transcorrendo em um clima de tranquilidade, principalmente na Avenida do Samba, com crianças e idosos se divertindo a vontade. Quanto ao valor arrecadado pelo município, será investido na recuperação da frota de veículos”, concluiu a prefeita Carla Machado, destacando a variedade de atrações culturais, esportivas e recreativas ao longo da alta temporada.

Fonte: Secom-SJB