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Foto: Parahybano

Pela segunda vez no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, o navio E.R. Bavaria (IMO: 9519066 , MMSI : 636091796), atracou no Terminal 1 (T1 – offshore) no último dia 18 e seguiu para o Oriente Médio na tarde de ontem, 20. A embarcação do tipo Graneleiro é registada na Libéria, onde tem um peso morto de 178838 toneladas e foi construída em 2010. A tonelagem bruta é de 93.186.

A primeira vez que o navio Bavaria chegou ao Porto foi no dia 11 de agosto de 2016, quando ficou atracado simultaneamente no T1. Ao seu lado estava o navio CHAMPIONSHIP (IMO: 9403516, MMSI: 636017231) que chegou um dia antes, é um navio graneleiro construído em 2011 e atualmente navegando sob bandeira da Libéria. O CHAMPIONSHIP tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 93196.

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Foto: Parahybano

Desde o início de outubro do ano passado, o Terminal 1 (T1 – offshore) vêm recebendo dois navios simultaneamente. Grandes navios já atracaram no porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração, em outubro do ano passado, gerando expressivos tributos para a cidade que recebeu o grande complexo portuário. AQUI .

O primeiro navio a atracar no T1, no dia 22 de outubro de 2014, foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), que é um navio Graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

Mais de R$ 60 milhões arrecadados em ISS pela Prefeitura de São João da Barra

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Foto: Parahybano

A Prumo informou que cerca de 800 embarcações já fundearam no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. Navios da Grécia, Libéria, Panamá, Hong Kong, Filipinas, entre inúmeros outros que já chegaram ao porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração no dia 22 de outubro de 2014.

Ainda de acordo com a empresa, arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) é referente a todos os serviços realizados no Porto do Açu, incluindo as operações. Nos últimos anos (de 2008 até 2015), a Prefeitura de São João da Barra arrecadou mais de R$ 60 milhões em ISS.

O aumento da arrecadação de ISS aumentará de acordo com a instalação de novas empresas no complexo.
A instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a operação da ferrovia, a dragagem do Terminal de Petróleo e ampliação do Terminal Multicargas, são importantes vetores para a atração de indústrias para o Porto. 
Porto

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas gerais (TMULT).O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um volume médio 200 mil barris por dia.

Novos Terminais

O Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (TECMA), começou a operar neste mês com a comercialização de combustível marítimo sob a marca BP Marine. Parceria entre a Prumo e a BP, o terminal oferece serviços de abastecimento de combustíveis para embarcações que estiverem no Porto do Açu e clientes operando na região. A operação deste terminal é um marco para o Porto do Açu, que irá se configurar como a melhor opção para abastecimento no estado do Rio de Janeiro.

O Terminal Multicargas (T-MULT) está instalado no Terminal 2 (terminal onshore) do Porto do Açu. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT possibilita o acesso direto de clientes instalados na retroárea a um terminal portuário, desenvolvendo o complexo industrial do porto e concretizando o conceito porto-indústria. Com este conceito, o Porto do Açu traz para o Brasil uma solução integrada que visa atender em um único lugar todas as necessidades dos clientes, oferecendo competividade, serviços com qualidade e reduzindo o risco Brasil.

Já o Terminal de Petróleo (T-OIL), é uma parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que está iniciando suas operações de comissionamento. Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes. O resultado é o aumento da competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.

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