agua_falta

Foto: Parahybano

O nível de intrusão salina nas águas do rio Paraíba do Sul está sendo considerado alto e por isso, moradores de São João da Barra estão sofrendo com a falta d’água o que tem gerado inúmeras reclamações.

Segundo o gerente regional da Companhia Cedae, Ranieri Felisberto Nogueira, o aumento de sal nas águas do Paraíba está muito violento.

– A estação está parada, mas os poços estão funcionando. Os distritos de São João da Barra como Atafona, Grussaí, Açu, Barcelos e Degredo estão com fornecimento normalmente. Já Nova São João da Barra, Centro, Água Santa estão em falta. Estamos monitorando a cada meia hora e por volta das 9h30 estava 2.800 PPMs (Partido por Moléculas) , onde o normal é 250 PPMs -, destacou Raniere.

De acordo com informações da Defesa Civil de São João da Barra, a medição às 14h50 era de 5,75 metros. A primeira medição aconteceu às 6h, onde apresentava 5,20 metros, já às 8h estava com 4,90 metros, chegando às 10h com 4,55 metros, no meio-dia chegou a 4,75 metros e às 14h com 5,60 metros.

Segundo o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, o nível normal para o Paraíba seria de 5,20 metros.

– Com a maré baixa, o nível mais baixo fica em 5,20 metros, já com a maré alta 6,60 metros. Com o período de estiagem registramos os piores níveis e neste ano estamos registrando um nível alarmante – afirmou Felício.

Leia também: Nível do Paraíba do Sul volta a cair e preocupação aumenta com avanço do mar

Rio Paraíba do Sul atinge nível mais baixo desde 1922

Nível do Paraíba começa a baixar em SJB

Nível do Paraíba aumenta e chuvas devem continuar até quinta-feira, 21, em SJB

Nível do Rio Paraíba do Sul continua subindo em SJB

Defesa Civil de SJB monitora nível do Rio Paraíba do Sul, diques e comportas

Nível do rio Paraíba aumenta com chuvas e teto de residência desaba em SJB

Paraíba do Sul em SJB se mantém em 6,10

Adutora da Cedae rompe e alaga rua Barão de Barcelos, em SJB – Assista ao vídeo

Sem previsão de retorno do fornecimento de água pela Cedae, diz superintendente

Cedae alerta para racionamento de água em SJB

Salinidade causa interrupção d’água em São João da Barra