Cerimônia aconteceu no Sesc Mineiro, na praia de Grussaí, na noite da última quarta-feira

4569_120516143306_DSC_0323

Foto: Divulgação

O 129º Grupo Escoteiro do Mar São João da Barra/RJ (GEMAR) foi fundado oficialmente na noite de quarta-feira, 11, no Sesc Mineiro, em Grussaí, com a realização da primeira cerimônia de Promessa Escoteira, que contou com a participação de 20 lobinhos, 19 escoteiros e 11 adultos voluntários – dirigentes e escotistas.

Para o presidente do 129º GEMAR, Wanderson Primo de Souza, a promessa é a aceitação da Lei Escoteira. Há seis meses, no Espaço da Ciência, em Atafona, os jovens conheceram o método educacional do movimento que visa complementar  a educação formal na escola, bem como a formação cidadã, desenvolvendo o indivíduo de forma que ele possa expressar suas plenitudes relacionadas a questões espiritual, moral, física e intelectual.

No momento da promessa todos repetiram: “Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escoteira”.

Segundo um dos jovens que fez a promessa escoteira, Gabriel Berto, 12 anos, o escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida. “O escoteiro é leal, cortês, obediente, disciplinado, está sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diretamente uma boa ação”, enfatizou, acrescentando que acima de tudo o escoteiro é limpo de corpo e alma.

O primeiro encontro do 129º GEMAR aconteceu na Colônia de Pescadores, em Atafona, onde, coincidência ou não, foi implantado em 1919  um dos primeiros grupos de escoteiros do Brasil, que leva o mesmo nome do atual grupo, conforme relatos da revista infanto juvenil Tico Tico.

Participaram da solenidade o prefeito José Amaro de Souza, Neco, acompanhado de demais integrantes da administração municipal, além de representantes da empresa Ferroport, da Marinha do Brasil, da Polícia Civil e do Poder Legislativo municipal. Também estiveram presentes o representante da União dos Escoteiros do Brasil Rubem Tadeu, e a diretora de Relacionamentos e Comunicação do 129º GEMAR e atual secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha.

Fonte: Secom – SJB