O que parecia um sonho distante poucos anos atrás parece estar se tornando real. As fontes renováveis de energia estão com uma presença cada vez maior na matriz energética global, principalmente a solar e um dos maiores indicadores desse crescimento é o número de empregados neste setor. Pela primeira vez, a indústria solar emprega mais trabalhadores nos Estados Unidos que a de óleo e gás.
De acordo com o US Department of Labor, espécie de Ministério do Trabalho americano, a indústria de petróleo conta hoje com 184.500 trabalhadores, cerca de 17 mil a menos que o registrado ao final de 2014. Em compensação, a indústria solar é responsável por 209 mil empregos.
O mercado americano de instalação de painéis aumentou em 65% seu número de trabalhadores, o que representou um aumento de 20% nos empregos de toda a indústria solar. “O setor de instalação solar americano emprega 77% mais pessoas do que a indústria de mineração de carvão. Desde 2014, instalação solar criou mais empregos do que a construção de gasodutos e extração de petróleo bruto e gás natural combinada”, traz um relatório da Solar Foundation.
O crescimento registrado na indústria solar, no entanto, não vem sendo proporcional, como mostra o documento. De 2010 até 2015, a parte de instalação cresceu exponencialmente, saindo de pouco mais de 40 mil trabalhadores para 120 mil, enquanto Desenvolvimento de Projeto, Manufatura e Vendas e Distribuição tiveram ligeiros aumentos.
Fonte: Petronotícias