IMG_8292

Foto: Elder Amaral

Em busca de grandes milagres e com objetivo de participar de toda programação religiosa dos festejos de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, centenas de fiéis participaram da procissão fluvial realizada na tarde de ontem, 12. A tradição de uma procissão fluvial se repete há cerca de 50 anos e sempre no domingo que antecede o dia maior dos festejos.

De acordo com a aposentada Lucimar Cardoso Oliveira, 73 anos, é uma emoção muito grande poder participar dos eventos de Nossa Senhora da Penha.

– Sou do Espírito Santo e há 2o anos venho para Atafona participar deste momento de adoração e fé. Peço todos os dias muita proteção e bençãos -, disse Lucimar.

IMG_8288

Foto: Elder Amaral

A primeira imagem da Padroeira para a igreja veio da cidade do Rio de Janeiro, junto das imagens de Santo Antônio e São Benedito, as quais possuíam altares ladeando o antigo altar-mor de Nossa Senhora da Penha. No ano de 1906 uma grande enchente ameaçou as estruturas da Igreja e um velho casco de navio foi colocado para evitar uma adversidade.

Anos depois a Igreja passou por reformas e ampliações, com a atual arquitetura externa, onde também foi erguida uma torre com sino e a pintura em azul e branco, as cores oficiais da Irmandade.

Conhecida por ser reduto de pescadores, local do encontro do rio com o mar e um importante polo turístico da região, Atafona, no litoral de São João da Barra, é também uma localidade onde a religiosidade se faz presente na devoção a Nossa Senhora da Penha. Anualmente, fé e tradição caminham juntas nos festejos em homenagem à padroeira, atraindo uma multidão de fiéis que se desloca de diferentes partes do município e de várias outras cidades do país para as celebrações – esse ano com início no último domingo, 05, prosseguindo até o dia 13 de abril.

IMG_8334

Foto: Elder Amaral