Durante a cerimônia, realizada na noite desta segunda-feira no Teatro Trianon, o juiz Leonardo Cajueiro diplomou também os 25 vereadores e suplentes

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o vice-prefeito, Frederico Paes, foram oficialmente diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) na noite desta segunda-feira (16). A cerimônia, realizada no Teatro Municipal Trianon, diplomou também os 25 vereadores, além dos suplentes.

O juiz da 76ª Zona Eleitoral, Leonardo Cajueiro, conduziu a entrega dos diplomas, validando a posse para o período de 2025 a 2028, que terá início em 1° de janeiro.

O evento reuniu autoridades como a ex-governadora do Rio de Janeiro e ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho; o promotor de Justiça Fabiano Rangel Moreira, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); os deputados estaduais Bruno Dauaire e Thiago Rangel, além de secretários municipais e muitos campistas que lotaram a área interna e externa do Trianon.

O prefeito, que foi reeleito com uma votação histórica e expressiva (192.232 mil votos, representando 69,11% dos votos válidos), estava acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e dos dois filhos, Gabriela e Anthony Neto. Frederico foi com a esposa Carla Paes.

Em seu discurso após a diplomação, sendo aclamado pelo público presente, Wladimir disse que seu coração, naquele momento, era só gratidão e felicidade.

“Há quatro anos, diante de muitas incertezas e desafios, vocês confiaram a mim a missão de conduzir essa cidade. Hoje renovamos esse compromisso, mas agora com a certeza de que Campos reencontrou o seu caminho. Recebi de vocês a maior honra da minha vida, que foi ser eleito com a maior votação da história da nossa cidade, não apenas a maior votação de um prefeito, mas a maior votação que o homem público já recebeu da população. Os 192.232 mil votos de confiança deixam claro o tamanho da responsabilidade que vou carregar com amor e devoção. Peço sabedoria a Deus para que possamos continuar avançando e construindo conquistas que transformem a vida de cada cidadão”, afirmou o prefeito.

Wladimir aproveitou para enumerar alguns avanços obtidos nos quatro anos de gestão. “Encontramos uma cidade fragilizada, mas enfrentamos cada desafio com coragem, verdade e o compromisso de reconstrução. Reafirmo que continuarei a tomar todas as medidas necessárias para manter o equilíbrio fiscal de Campos, sem perder a capacidade de investimento e, principalmente, sem desamparar os mais vulneráveis. Gostaria de expressar minha profunda gratidão à equipe da Prefeitura, que foi a grande protagonista dessa transformação”, disse Wladimir, ressaltando que Campos vive dias melhores e é uma cidade que conquista prêmios em gestão, como o selo Topázio da Caixa Econômica Federal (CEF), que reconhece a implementação pela administração de ações em governança, sustentabilidade ambiental, social e climática.

“Tivemos também o reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional por renegociar as dívidas do município com zelo e transparência, fazendo a nossa capacidade de pagamento (Capag) saltar de C para A, conquista essa de poucos municípios do Brasil. Na Educação, saímos de uma realidade de abandono para conquistar a maior nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da nossa história. Recebemos também o selo ouro do Ministério da Educação pelas boas práticas na alfabetização das crianças. Essas conquistas são fruto de muito trabalho, da valorização dos nossos profissionais, da construção de novas escolas e reformas de unidades já existentes e de programas inovadores”.

Segundo Wladimir, Campos hoje é uma cidade estável e que atrai investimentos privados, com grandes perspectivas para o futuro próximo.

“Precisamos ter orgulho do que fizemos, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Campos quer união e compromisso. Nosso povo, generoso e trabalhador, quer ver todos nós unidos em prol de um futuro melhor. Por isso, eu reafirmo que serei um prefeito ainda mais disposto ao diálogo, mas sempre firme nas decisões necessárias para garantir o futuro que merecemos. Amo o que eu faço e o nosso povo”, acrescentou o prefeito, parabenizando a Justiça Eleitoral pelo empenho para que o pleito de outubro deste ano ocorresse de forma tranquila como foi.

Já o vice-prefeito Frederico Paes disse que o sentimento era de dever cumprido pelos quatro anos de governo que está terminando. “Conseguimos entregar muita coisa no primeiro governo, mas nosso novo plano de governo é um plano mais exigente até com a gente mesmo e sabemos que teremos grandes desafios pela frente. O que queremos é entregar uma cidade ainda melhor para os campistas”.

Durante a cerimônia, o juiz Leonardo Cajueiro destacou a relevância do processo democrático e o papel dos eleitos em atuar com responsabilidade para atender às demandas da população. Ele agradeceu aos colaboradores que fizeram a eleição acontecer.

“Eles trabalharam de maneira agregada e, sem eles, isso não teria sido possível. Hoje é um dia de felicitar e parabenizar a todos os atores processuais e eleitorais, aqueles que competiram nessas eleições, sendo eleitos ou não. Eu participo das eleições desde 2006, ininterruptamente, seja como observador, como juiz eleitoral ou como juiz em auxílio ao juiz eleitoral e, a eleição de 2024, foi a eleição mais tranquila que eu pude participar. Quero dizer que esta eleição foi a melhor que eu conduzi em toda a minha carreira”, afirmou Leonardo Cajueiro.

Fonte: Ascom