Policiais militares atirando em policiais militares. Uma câmera de segurança, instalada no interior da comunidade Jorge Turco, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, mostra uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) trocando tiros com uma equipe à paisana do 9º BPM (Rocha Miranda), a chamada P-2.
O confronto foi confirmado pelo comando da corporação.
Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que “o episódio é verídico. O fato ocorreu durante a operação realizada na madrugada deste sábado (17/2), onde foram presos 14 criminosos. A corporação já está com as imagens, que serão analisadas e estudadas entre as equipes operacionais da instituição para que episódios como este não aconteça novamente”.
As primeiras imagens mostram oito homens de bermuda e camiseta. Alguns aparecem descalços correndo numa rua no interior da comunidade Jorge Turco.
Dois policiais fardados e armados com fuzis logo chegam. Outro grupo vem atrás de uma viatura da PM.
Após 15 minutos há um intenso tiroteio. Dois homens armados são vistos na parte inferior do vídeo. Do outro lado são cinco PMs.
As imagens mostram um carro branco atingido por vários tiros. O muro de uma casa também vira alvo.
A comunicação de um policial é o primeiro indício de que não se sabia que do outro lado havia PMs. Até este momento, se pensava que eram criminosos.
“Prioridade aqui meu irmão. Cerca lá em cima. Olha os caras correndo, mané. Cerca ali”
Após recarregar o fuzil, um dos homens volta a atirar.
De outra câmera é possível ver mais tiros. E só aí que os grupos se identificam.
“Polícia, polícia, polícia. A P2, a P2”
O confronto de um minuto e meio termina em afagos entre os policiais. Ninguém ficou ferido.
As operações na região resultaram numa ação conjunta. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o 9º BPM (Rocha Miranda), prenderam 14 homens, na manhã deste sábado (17), no bairro de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, um dia após os confrontos entre facções do tráfico rivais, nesta sexta (16).
A região vive clima de insegurança com as trocas de tiros entre facções e tentativas de invasão de criminosos do Morro do Chapadão, ligados ao Comando Vermelho, contra o Morro da Pedreira, da facção Terceiro Comando Puro.
Fonte: G1