A segunda-feira, 8, foi de comemoração do Dia de Nossa Senhora da Penha, copadroeira de São João da Barra e padroeira do distrito de Atafona. A programação contou com alvorada com a Banda União dos Operários, a solene Missa Campal celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e o ponto alto das comemorações, a tradicional Procissão Terrestre, com participação das bandas Novo Dom e União dos Operários. A procissão levou uma multidão de fiéis às ruas de Atafona, em devoção à padroeira.
A festa contou ainda com o show do padre Fábio de Melo, que alegrou e emocionou o público com suas canções e bênçãos. O padre lembrou das vezes em que esteve no município e falou da alegria de voltar à cidade. “Me alegra muito voltar aqui, onde estive por várias vezes no início do meu trabalho, e me reunir à fé do povo de São João da Barra, participando com um show muito especial para todos”, destacou.
Para o padre Michel Bruno, as comemorações da Festa da Penha são uma alegria ímpar. “São 150 anos de devoção e fé em nosso município e o que vemos é isso: a ação de Nossa Senhora da Penha na vida das pessoas”, ressaltou o religioso.
A festa contou ainda com programação esportiva e recreativa, com provas de corrida rústica, torneios de futebol, competições como “quem é o anjo?”, guerra de cotonetes, touro mecânico, pega do pato no Rio Paraíba, luta sobre o cavalete, concurso de tarrafa, cabo de guerra e pau de sebo.
O secretário municipal de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, comemorou o sucesso do evento, realizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha com apoio da Prefeitura de São João da Barra. “Foram dias de muita alegria, emoção, fé e religiosidade; recebemos muitos romeiros e turistas. Os festejos da Penha fortalecem ainda mais a nossa vocação para o turismo religioso e a cada ano vemos esse segmento crescer em nosso município”, reforçou.
Fonte: Secom