Vídeos de uma confusão envolvendo o médico, Doutor Gustavo de Carvalho, e a esposa do Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, Lúcia Siqueira, viralizaram nas redes sociais. A Câmara de São João da Barra requereu informações sobre o ocorrido. A assessoria da Santa Casa emitiu uma nota, assim como a secretaria de Saúde através de sua rede sociais no Facebook.

Em uma parte de um dos vídeos, doutor Gustavo relata para os pacientes que juntos irão derrubar o poder.

Foto: Parahybano

– Vamos derrubar o poder! São João da Barra é grande e a gente vai fazer uma cidade muito grande. Não vamos permitir provedor querer mandar na cidade. Quem manda na cidade é o povo! Vamos olhar bem nas próximas eleições, vamos escolher certinho, pois os médicos estão sofrendo aqui. Isso eu posso garantir! A todo o momento a gente trabalha com medo, medo de ser demitido -, destacou Gustavo no vídeo gravado por pacientes que presenciaram todo ocorrido.

O médico disse que em um momento ele foi falar a verdade com o filho de Lúcia Siqueira para que ele possa trabalhar “certinho”.

– Ele não tinha que deixar serviço pra mim. Eu assumi o plantão no domingo e ele (filho de Lúcia) havia deixado exames para mim. Eu disse que ele teria 24h para fazer a devolução, para você fazer o plantão. Ele se alterou comigo, falou alto, e eu falei em tom baixo pois muitos médicos estão sendo humilhados aqui em São João da Barra. Pessoal (pacientes), vamos lutar! O poder não é maior não. O provedor não tem que ser maior aqui não -, afirmou Gustavo acrescentando que o povo merece coisa melhor.

Na sessão desta quarta-feira, 18, em conjunto, os vereadores requereram à provedoria da Santa Casa, que emita uma nota pública esclarecendo o que ocorreu ontem com um médico da instituição e a senhora Lúcia Siqueira, ante à grande repercussão causada por vídeos que circulam nas redes sociais. Os edis também pedem a escala médica de todos os funcionários lotados na emergência do hospital.

Já a assessoria da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra emitiu uma nota.

A Instituição vem prestar esclarecimentos sobre o evento ocorrido no dia 17/05/2022, onde um profissional médico protagonizou um episódio registrado por populares, nas dependências da emergência. A opinião expressada pelo referido profissional não reflete a opinião dos outros médicos e demais colaboradores. A Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra é uma instituição centenária e apolítica, que vem trabalhando com intuito de melhor atender a população e aperfeiçoar os processos internos aos protocolos legais vigentes.

A secretária de Saúde, Doutora Arleny Valdés Arias, publicou uma nota na página oficial da pasta no Facebook.

Após o vídeo do médico que citou denúncia sobre a forma de trabalho na Santa Casa, em 17/05, realizamos uma reunião extraordinária para apurar o acontecido.
O profissional contratado pela Instituição que presta serviço mediante convênio ao município, foi notificado para sair de um dos plantões, devido a incompatibilidade da carga horária dele, ainda permanecendo contratado na Instituição em dois plantões por semana. Recebeu também nesta data, convocação para análise de um problema pessoal em razão do desentendimento com o seu colega de trabalho, no seu último plantão.
Após conversar com todos os representantes do hospital, o médico e a equipe de gestão da Secretaria de Saúde com a presença da Procuradoria do Município e Auditoria (que apurou o fato no local com entrevista de funcionários e pacientes), o médico em questão frisou que não faltam para ele condições de trabalho, equipe ou respaldo técnico e sim que teve um problema pessoal com seus superiores, que será resolvido da forma adequada entre a Instituição e o profissional. Ressaltamos que a prefeitura realiza a contratação do serviço de emergência, não decidindo sobre a contratação dos médicos, mas sim fiscalizando a qualidade e responsabilidade destes.