A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (União), e o vice-prefeito eleito, Chico da Quixaba (PT), foram diplomados na tarde desta quarta-feira, 18, junto com os 13 vereadores eleitos em outubro. A cerimônia conduzida pelo presidente da 37ª Zona Eleitoral, o juiz Enrique de Novais Siqueira Filho, aconteceu na Câmara Municipal sanjoanense, o Palácio Legislativo Vereador Franquis Arêas de Freitas.
Reeleita com 25.695 votos válidos (77,76%), o que representa o maior percentual alcançado por um candidato no município, a prefeita foi a primeira a ser diplomada na cerimônia, seguida pelo seu vice. No seu discurso, Carla Caputi ressaltou o seu compromisso com os sanjoanenses por mais quatro anos, agradecendo a todos e, em especial, a Deus e sua família.
“O nosso compromisso aumenta cada vez mais Compromisso de muito trabalho e muito resultado para a população. Precisamos cada vez mais nos dedicar e aqui eu parabenizo os vereadores. Como eu sempre digo, vamos transformar vidas juntos, cada um com a sua responsabilidade, mas sempre lembrando do maior bem que nós temos, que é nos dedicar para aqueles que nos confiaram a estarmos aqui. A nossa missão é trabalhar para o povo. E todas as pessoas podem contar conosco e com o nosso mandato. Trabalhar pela educação, trabalhar pela saúde, pelo desenvolvimento sustentável, pela geração de empregos e por todas as áreas da nossa cidade. Quero agradecer a todos da nossa equipe. Sozinho, ninguém faz nada”, destacou Caputi, parabenizando também a Justiça Eleitoral pela condução do último pleito.
Em seguida, aconteceu a diplomação dos 13 vereadores, número aumentado para a nova legislatura, pela ordem de votação obtida no pleito. O vereador Júnior Monteiro (União) foi o primeiro com 2.772 votos, sendo reeleito, assim como Alan de Grussaí (União), com 2.340 votos; Carlos Machado da Silva, o Kaká (SD), 1.843 votos; Julinho Peixoto (União), 1.678 votos; Soninha Pereira (PT), 1.669 votos; Elísio Rodrigues (SD), 1.624 votos e Analiel Vianna (PL), 1.600 votos, além dos que se juntam a eles a partir de 2025: Léo de Lolô (SD), com 1.582 votos; Rommenik (União), 1.132 votos; Joice Pedra (PV), 1.034 votos; Rodrigo Machado (União), 855 votos; Eziel Pedro (SD), 834 votos; e Caio Cesar (PV), 729 votos.
Antes da entrega dos diplomas o presidente da 37ª Zona Eleitoral, Enrique de Novais, falou da importância da união dos poderes pelo fortalecimento da democracia e pediu aos eleitos que trabalhem com humildade, respeito às leis e ética para o bem de todos os sanjoanenses.
“A diplomação confere formalidade e legitimidade ao processo eleitoral, ratificando a vontade na maioria dos eleitores que, de forma livre, exerceram seu direito ao voto. Este é o pilar sobre o qual se constrói a nossa democracia. Uma expressão autêntica da soberania popular, traduzida pelas urnas. À prefeita eleita cabe a nobre missão de liderar o município de São João da Barra, administrando com responsabilidade, eficiência e sensibilidade as demandas da sociedade. Que seu mandato seja marcado pelo diálogo, pela inclusão e pela busca incessante por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos. Aos vereadores diplomados, que as suas atuações sejam norteadas pelos princípios da ética, da transparência e do compromisso com o bem-estar da população”, discursou o magistrado.
Além do juiz eleitoral e da prefeita Carla Caputi, fizeram parte da mesa da solenidade o presidente de Câmara, Alan Barreto, o comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, em SJB, capitão Bruno Rodegheri e o advogado Franklim Rodrigues, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).
Histórico – À frente de São João da Barra como prefeita desde 5 de abril de 2022, Karla Chagas Maia, a Carla Caputi reúne experiências pessoais e profissionais que fizeram dela uma das figuras públicas mais respeitadas no interior do Rio de Janeiro. Nascida em 17 de janeiro de 1981, ela iniciou a sua história com o município nos primeiros anos de vida em Cajueiro, quarto distrito.
Cristã e casada com Igor Manhães, Caputi é mãe de Mariah e Kaleb. Entrou na vida pública há mais de duas décadas, atuando nas campanhas do pai, Carlos Alberto Maia, o Caputi, que foi vereador de SJB por quatro mandatos. Cursou Direito e Administração de Empresas, e se tornou uma líder no setor empresarial. Foi fundadora e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de SJB.
Na administração pública, foi subsecretária de Fazenda, subcontroladora do município, subsecretária de Comunicação Social, coordenadora-geral de Compras, subsecretária e secretária de Administração, além de secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. Disputou pela primeira vez um cargo eletivo em 2020, como vice da então candidata à reeleição Carla Machado. Assumiu a Prefeitura após renúncia da antecessora que atualmente é deputada estadual.
Fonte: Secom