O Dia das Mães foi comemorado pela Câmara de São João da Barra, na noite desta quinta-feira (15), com a outorga do “Diploma Mães que Inspiram – Derly Machado”. Com Casa cheia, 13 mulheres receberam homenagem de cada um dos vereadores. O ponto alto da solenidade foi uma honraria especial concedida à deputada estadual e ex-prefeita do município, Carla Machado, que é filha de Derly e mãe de Pedro.
Carla ficou feliz e sensibilizada com o reconhecimento, principalmente por levar o nome da saudosa Mainha, como era conhecida. “Agradeço imensamente a lembrança e a honra do nome de Mainha. Com certeza, ela é, foi e sempre será uma mãe que inspira. Uma mãe que me inspirou e foi meu exemplo”, disse, parabenizando a Câmara pela iniciativa.
A deputada ressaltou que, ser mãe, foi o fato mais importante de sua vida e que agradece muito a Deus por isso. “É um sentimento que não existe outro igual. Eu tenho muito orgulho de ser mãe de Pedro, porque ele permanece vivo para mim. Não fisicamente, mas no meu coração. Pedro foi um ser que só me trouxe alegria; ele não diferenciava ninguém. Até os adversários políticos gostavam dele”.
A presidenta da Câmara, Sônia Pereira (Soninha), autora da resolução que criou a comenda, destacou a importância do papel de uma mãe. “Homenagear o Dia das Mães é reconhecer o amor mais profundo que pode existir, mas também é saber acolher a dor mais silenciosa e ainda assim cheia de força. E é por isso que esta noite tem o nome que se destaca entre todos nós: Carla Machado, uma mãe que, com coragem, enfrentou a maior dor que uma mulher pode suportar: a perda de um filho, e que hoje é chamada a representar todas nós, mães sanjoanenses”.
Inclusão – A solenidade foi marcada, ainda, por uma homenagem à Associação de Mães Atípicas Sanjoanenses, representada por Larissa França, Isabelle e Luziane Santana, que receberam flores. Em seguida, Larissa leu uma Carta Aberta em nome das mães atípicas para Carla Machado.
Mais – A prefeita Carla Caputi não pôde participar, pois estava cumprindo agenda externa, mas enviou flores para todas as homenageadas e para as vereadoras Soninha e Joice Pedra. O artista plástico, Maicon Silva, de Grussaí, presenteou a deputada com um desenho dela abraçada com Pedro. Por fim, Soninha foi agraciada com flores pelos funcionários do Legislativo, representados pela diretora-geral, Raiane Xavier.
Quem foi – Nascida em 14 de maio de 1933, a sanjoanense Derly Machado formou-se professora e atuou por muitos anos no jardim de infância do antigo Isepam, em Campos. Além de Carla, é mãe de Frederico e Guilherme. Sempre esteve cercada de política e foi uma líder afetuosa. Também foi secretária de Promoção Social e, ao longo da sua vida, conquistou inúmeros admiradores e amigos, com o seu jeito meigo de falar.
Homenageadas de cada vereador (a):
Alan: Juliana Oliveira Rosmaninho
Analiel: Malvina da Silva Alves
Caio: Maria de Fátima Rangel Rosa
Elisio: Sueli Miranda da Silva de Azevedo.
Eziel: Denilcia Rezende dos Santos
Joice: Jelbiara Maia Pedra
Júnior: Izes Rangel D’Aguiar
Julinho: Maria Helena Pessanha Manhães
Kaká: Cicleia Ferreira Gaiato
Léo de Lolô: Valneia Laurindo Coutinho (Nenega)
Rodrigo: Edilma Machado Corrêa
Rommenik: Taiane da Silva Barreto
Sônia: Fabiana Siqueira Braga