Um veleiro que retornava da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, foi arrastado pela força do vento e encalhou na praia do Açu, distrito de São João da Barra, na manhã deste sábado, 09. A Defesa Civil informou que foram registrados ventos de 37km/h e previsão de chegar aos 50km/h até o fim da noite.

Dois tripulantes que estava no interior do veleiro relataram que saíram de Vitória, Espírito Santo, e estariam retornando da Baía da Guanabara quando por volta de 1h da manhã encontraram muito vento e ficaram à deriva. A Marinha do Brasil foi acionada.

Foi feito contato com o Porto do Açu para que o veleiro pudesse atracar no Porto do Açu, mas não foi possível por conta do tempo de negociação. Os tripulantes jogaram uma âncora no mar, pularam na água e nadaram até a praia do Açu. Com a força do vento, o veleito foi arrastado onde segue até o momento na orla da praia do Açu.

Os tripulantes pediram ajuda no DPO da praia do Açu e estão em uma pousada da localidade. Eles buscam por veículos que possam fazer a remoção da embarcação para faixa da areia da praia com objetivo do mar não levar novamente.

Já na tarde deste sábado, diversos produtos do veleiro foram furtados. A polícia segue em busca do material levado.