Assista ao vídeo (AQUI)

Um tubarão de aproximadamente 300 quilos foi capturado por pescadores na tarde desta quinta-feira, 16, na praia do Farol, em Campos dos Goytacazes.

Os pescadores relataram que ao puxar a rede, o tubarão veio junto e foi levado para beira do mar da praia.

Foto: Leitor Parahybano

De acordo com a bióloga e subsecretária de Pesca de São João da Barra, o peixe é da espécie tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier).

É um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais. Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. É agressivo, porém é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase nunca os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.