A obra de revitalização e modernização do Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino, no Centro de São João da Barra, realizada pela Prefeitura, foi entregue à população na manhã deste sábado, 4. O novo espaço vai oferecer mais bem-estar, conforto e segurança para atletas, artistas e o público em geral, além de proporcionar acessibilidade para todos.

Após a prefeita Carla Caputi, acompanhada de secretários, vereadores, militares, desportistas, pessoas comunidade e familiares do homenageado Arlindo Aquino, cortar a fita, a cerimônia de reinauguração prosseguiu no interior do ginásio com descerramento da placa inaugural e desfile olímpico de atletas sanjoanenses. Também houve apresentação da Banda Musical União de Operários, dança da Associarths, além de exibição de futevôlei, futsal feminino e infantil, basquete e vôlei.

Um cronograma com horários alternados direcionará o funcionamento do espaço para atender as demandas esportivas e culturais da comunidade e da Prefeitura. A previsão é de escolinhas de futsal, vôlei, basquete, artes marciais, entre outras, além de dinâmicas e eventos culturais.

O ginásio, consagrado como uma referência na região, poderá ser utilizado por pessoas de diversas idades como equipamento para incentivar a prática esportiva e cultural, proporcionar entretenimento e lazer, mais qualidade de vida e saúde.

Para o público que for assistir aos eventos, foram instalados nas arquibancadas 320 assentos individuais e haverá mais comodidade para visualizar as apresentações no palco que foi rebaixado. Houve ainda adequação de acessibilidade nos banheiros e vestiários, instalação de porta corta fogo com dispositivo de segurança antipânico e colocação de lâmpadas em led para deixar o ambiente mais iluminado e gerar mais economia de energia.

Os atletas praticantes das mais variadas modalidades esportivas também foram beneficiados com a reforma. A quadra poliesportiva passou por reestruturação e recuperação do piso e foram colocados novos equipamentos, como a plataforma hidráulica de basquete móvel, placar eletrônico e rede de proteção da plateia. Já para os artistas, além do palco rebaixado, o camarim e o banheiro das coxias foram reestruturados.

A fachada foi totalmente remodelada, na parte estrutural foram feitos serviços de tratamento e reforços dos pilares, estrutura metálica para suporte do telhado e cobertura em telhas termoacústicas. As redes de água e esgoto passaram por manutenção e foram demolidas e construídas paredes, que receberam novos revestimentos. Entre os outros serviços realizados, limpeza geral, novas escadas, verificação dos rebocos, revisão e adequação do sistema elétrico e de esquadrias, e uma nova quadra de areia ao lado do ginásio.

Fonte: Secom