A Casa do Artesão Sanjoanense foi inaugurada neste sábado, 6, e passa a funcionar como referência do artesanato em Atafona. O local conta com lojas, área gourmet, além de espaço para oficinas, reuniões e setor administrativo. A coordenação é da Secretaria de Turismo e Lazer, por meio do Projeto Artesanato de São João da Barra.
A Casa do Artesão está instalada em um imóvel na Avenida Professora Carmelita de Moraes Nassif, nº 40. O primeiro andar conta com cinco lojas e, em cada uma delas, são vendidos produtos com técnicas semelhantes: bijuterias e acessórios, linhas (crochê, amigurumi, tricô, macramê, ponto cruz), taboa/madeira/conchas, costura criativa e outras técnicas.
Ainda no primeiro piso o bistrô comercializa produtos feitos por artesãos do setor de comestíveis, como bolos, biscoitos, doces típicos como puxa-puxa, bombocado e carapito, salgados à base de peixe e outros produzidos por pequenos produtores, como das cooperativas Artepeixe, Amapeafoco. Também estão presentes no espaço os tradicionais Grupo Thoquino, Doces Tradição e Picolé N.Silva.
O andar superior ficou reservado para a sala da administração, reuniões e oficinas, além de uma ampla cozinha para produção dos artesãos.
A artesã Luciane Andrade, que produz bombocados, herança gastronômica de sua mãe que vendeu o quitute por mais de 30 anos no município, parabenizou a abertura da casa. “Hoje é um dia muito significativo para os sanjoanenses que têm o dom artístico por natureza, pois o artesão é um artista e essa casa é um presente para todos nós e para os turistas que visitam nossa cidade”, salientou.
Já estão cadastrados na casa cerca de 50 artesãos que fazem parte do Projeto Artesanato de São João da Barra. Os artesãos interessados em comercializar seu produto no espaço devem procurar a administração . Durante os festejos de Nossa Senhora da Penha, que prossegue até segunda-feira, 9, Casa do Artesão Sanjoanense irá funcionar das 10h às 22h.
“É um marco para nossos artesãos a entrega deste espaço. Era um sonho antigo que foi concretizado. Entregamos não só um local onde eles podem expor e vender seus trabalhos, mas também se capacitar e se preparar para feiras e grandes eventos, levando o nome de São João da Barra ainda mais longe”, destacou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado.
Fonte: Secom