Barcelos, sexto distrito de São João da Barra, recebeu totalmente reformada a Escola Municipal Elysio de Magalhães, que atende mais de 800 alunos. A cerimônia de inauguração, na tarde desta segunda-feira, 5, contou com a presença da prefeita Carla Caputi, representante do Legislativo, integrantes da administração municipal, funcionários da unidade de ensino e pessoas da comunidade.
Os 746 alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, 30 do programa Acelera e cerca de 30 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os 199 funcionários, sendo 74 professores, iniciam o ano letivo com a parte física totalmente reestruturada, com recuperação de telhado, nova pintura externa e interna, substituição de toda parte elétrica e hidráulica e do piso, além de pavimentação em bloco de concreto intertravado em toda a extensão do terreno da escola.
As janelas de madeira foram trocadas por esquadrias em vidro temperado. As portas internas, que eram de madeira, agora são com visor em policarbonato transparente e a iluminação da unidade passou a ser de led. A reforma também incluiu a substituição de louças e metais dos banheiros e do revestimento das paredes e o mesmo serviço foi executado na cozinha e área de serviço. Os banheiros foram adequados para acessibilidade.
A quadra poliesportiva passou por reparos na cobertura e passa a contar também com piso de concreto e refletores em led. Os quadros negros nas salas de aula deram lugar a lousas de vidro. Biblioteca, auditório, 17 salas de aula, sala de equipe multidisciplinar, de pedagogia e de recurso foram reformados e a sala de informática reativada, recebendo novos computadores. O elevador para acessibilidade, de acordo com o secretário de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, tem previsão de estar funcionando em um prazo de um mês.
– Entregamos as obras da Escola Elysio de Magalhães em continuidade às ações em todo município nas diferentes áreas, incluindo educação, saúde, esporte, desenvolvimento, turismo, entre outras. São muitos desafios e queríamos, de uma só vez, entregar todas as unidades escolares do município reformadas, mas temos que seguir os trâmites legais e isso demanda tempo. Especificamente aqui em Barcelos, por inviabilidade de uma estrutura que abrigasse mais de 900 pessoas, optamos pela instalação de módulos climatizados que atenderam muito bem durante o período de reforma. Investir em educação é transformar vidas e assim plantamos a semente de um futuro melhor – destacou a prefeita, lembrando que em um ano e oito meses à frente da prefeitura, são cerca de 100 obras planejadas, executadas e entregues.
A secretária de Educação do município, Angélica Rodrigues, ressaltou o esforço da equipe da Elysio de Magalhães no trabalho até mesmo durante o período de férias. “Os módulos foram necessários para o funcionamento das escola durante uma obra dessa magnitude, com os alunos não ficando sem aula. A escola ficou divina, inclusive com a quadra, que também poderá ser um local para a realização de eventos e que era uma reivindicação da comunidade. Bem-vindos à nova estrutura da Elysio de Magalhães”.
Juntamente com a prefeita dos secretários, participaram da cerimônia o vereador Chico da Quixaba, a diretora geral Elysio de Magalhães, Rita de Cássia Aroeira, e a diretora adjunta Danielle Santos.
Fonte: Secom