Assista ao vídeo (AQUI)

Em 12/12/1922, com Jardim de Infância, Primário e Exame Admissional, nascia o Grupo Escolar Alberto Torres, hoje, Colégio, em São João da Barra. A primeira diretora foi Edith Guimarães Pereira da Silva. Em 1983, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

Em 1986, foi iniciada a primeira turma do curso de Formação de Professores no prédio atual, na rua João Francisco de Almeida, Centro.

Foto: Divulgação

A ex-professora Tânia Aquino publicou em sua rede social comentando da felicidade em fazer parte desta história.

– Quantos sanjoanenses por ele passaram, adquirindo conhecimentos, aplicados em suas vidas! Quantos professores, diretores, funcionários em geral, dedicaram-se às suas funções para que o “Alberto Torres” fosse uma “escola-modelo” de ensino em São João da Barra. O tempo passou… O prédio mudou… O ensino mudou… O corpo docente e discente, os diretores e funcionários mudaram, mas o “Alberto Torres” permanece com o mesmo objetivo do seu nascimento, que é levar aos sanjoanenses, e a quem mais vier, o ensino de excelência, pois é para isso que seus abnegados profissionais de ontem lutaram, e os de hoje, ainda com muita garra, lutam! -, disse.

Foto: Divulgação

Ainda segunda Tânia, foram muitas histórias e lembranças que o Colégio E. “Alberto Torres” deixou gravadas em nas mentes, em nos corações dos eternos professores.

– Quantos amizades, quantos namoros, quantas traquinagens, quantas brigas de garotos e até garotas, quantas alegrias, quantas tristezas, quantas notas altas e até baixas, mas acima de tudo, muito aprendizado naqueles bancos foram assimilados!! Ah! “Alberto Torres” nesses 100 anos muito de você, nós sanjoanenses temos gravado dentro do nosso ser! -, destacou.

Foto: Divulgação

A programação festiva foi iniciada nesta segunda-feira, 12, com alvorada com a banda marcial percorrendo ruas de São João da Barra, às 6h, e integrantes do Colégio fizeram uma homenagem em frente ao antigo Grupo Escolar, hoje Palácio Cultural Carlos Martins.

Logo, um Café Comunitário foi realizado no Colégio. Na entrada do refeitório, funcionários falecidos foram homenageados em um “corredor das estrelas”. Um mural de várias atividades já realizadas durante os 100 anos também foram expostas.

Foto: Divulgação

Por fim na parte da manhã, um Culto Ecumênico com Cristine Azevedo e padre Michael Cunha e o pastor Mathias Carvalho marcou as comemorações.

Bicentenário da Independência

O Bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado em São João da Barra e contou com a presença de cerca 500 pessoas, sendo funcionários, alunos, ex-alunos, ex-professores e professores do Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT), que comemoraram os 100 anos do colégio. Em 1986, foi iniciada a primeira turma do curso de Formação de Professores no prédio atual, na rua João Francisco de Almeida, Centro.

Foto: Divulgação

O desfile contou com a participação de Francy Fernandes (primeira diretora do pré-escolar Alberto Torres), Ana Maria Gomes, Rozany Berto, Maria Cecília Mello, Maria Elisa Porto Paes, Regina Ribeiro Merlim, Viviane Meireles, dentre outros ex-diretores.

Já os ex-funcionários homenageados, Maria Júlia da Costa Oliveira, Virgínia Inês Silva, Lúcia Ribeiro Almeida, Maria Célia Pacheco, Jurema Vieira, Regina Célia Santos, Elizia, Themira Ferreira, Maria Helena Ribeiro Cardoso, Irany Viana, as irmãs Marlene e Marly Amaral, Sérgio Sena, Fernando Antônio Lobato, Izabel Gregório, Tânia Aquino, além de diversos outros receberam sua lembrança.

Foto: Divulgação

O colégio apresentou a história de vida de Alberto Torres. O desfile foi aberto por um grupo de Normalistas trajando uniforme do curso de Formação de Professores, relembrando o passado. Outros pelotões lembraram através de fotografias, datas significativas como inaugurações de prédios, visitas ilustres, e formaturas. O aluno Luiz Fernando Alves representou a figura de Alberto Torres em um carro produzido pelo sanjoanense Agenor Corrêa, o Nonozinho.

Outro ponto marcante, foi uma dupla de meninas representando uma foto significativa de alunos no passando mostrando como acontecia os registros fotográficos anteriormente.

Foto: Divulgação

O atual diretor do Ceat, Alanildo Sales Abreu, e a diretora Adjunta, Viviane Meireles, foram homenageados em frente ao palanque oficial por alunos do curso de Formação de Professores e de Empreendedorismo.

Uma das atuais professoras, Dayse Lucy Amaral, afirmou que o desfile foi um momento de muita emoção, onde teve o prazer de poder rever ex-colegas de profissão.

Foto: Divulgação

– Fui aluna do Ceat e também fiz o curso de Formação de Professores em que atualmente sou professora. É um colégio que abraça toda São João da Barra. Nós temos muitos alunos do Quinto Distrito que acordam bem cedo, ainda de madrugada, para estarem na escola. Isso é muito gratificante e recompensador ver esses alunos vindo com sede de aprender -, concluiu Dayse.