Assista ao vídeo (AQUI)

Moradora de Barcelos, a estudante universitária Suelen Azevedo, 18 anos, que cursa Serviço Social por Ensino à Distância (EAD), está em busca de uma oportunidade de trabalho. Na manhã deste sábado, 6, ela foi à Escola Municipal Maria Viana de Abreu, na localidade de Vila Abreu, para cadastrar seu currículo no estande do Balcão de Oportunidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. Esses e outros vários serviços foram oferecidos durante toda a manhã pela Caravana da Cidadania, projeto itinerante da Prefeitura de São João da Barra que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos programas do poder público municipal.

Suelen também aproveitou para visitar outro estande, do Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, onde fez o cadastro para obter a Identidade Jovem (ID Jovem), documento que possibilita acesso a diversos benefícios, como descontos em eventos culturais e esportivos. “É um projeto interessante porque reúne vários atendimentos em um só local, facilitando nosso acesso aos serviços”, disse a estudante. Quem também esteve na Caravana para requerer o Cartão Cidadão foi a dona de casa Dalva Alves Ribeiro, 62, moradora de Vila Abreu, que aproveitou para aferir a pressão arterial.

A Caravana é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A primeira edição, no final de março, foi em Sabonete. A próxima, daqui a um mês, será no bairro Telê Santana, em Grussaí. O projeto vem crescendo de acordo com a demanda apresentada pela população. Em Vila Abreu contou também com a presença de equipes da Assistência Jurídica Municipal, Procon, Sala do Empreendedor, Ouvidoria Municipal, Práticas Integrativas, Programa de Atenção Domiciliar (PAD), Hiperdia, Atenção Básica, coordenações de Enfermagem e de Odontologia e Núcleo de Controle de Zoonoses. Além disso, uma série de atividades culturais e esportivas foi desenvolvida durante o evento, com aula de dança, capoeira, brincadeiras, artes plásticas e recital de poesia.

— Na primeira edição tivemos menos serviços e desta vez mais secretarias estão participando, com mais programas envolvidos. E quem vai demandando é a população. Nossa ideia é crescer cada vez mais a Caravana, agregando mais serviços — afirmou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Gomes.

O projeto Caravana da Cidadania tem a parceria das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Educação, Esportes, Cultura, Comunicação Social, Turismo e Lazer, Planejamento e Informatização e Procuradoria Geral, e conta com o apoio do projeto AbrAÇU.

Fonte: Secom