A Câmara de São João da Barra vai promover, no dia 05 de agosto, às 19h, a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália – solenidade na qual cada vereador homenageia uma mulher. A noite também será marcada pela outorga de uma medalha a uma personalidade ilustre, com relevantes serviços prestados ao município e, para este ano, a escolhida é a vice-prefeita, Carla Caputi. “Estou muito honrada! Foi uma surpresa e é uma alegria poder compartilhar esse momento com as pessoas que acreditam e gostam da gente. Agradeço aos vereadores e à Câmara pela sensibilidade em reconhecer o trabalho de nós, mulheres”, disse.

Filha de Ilza Chagas e do ex-vereador Carlos Alberto Alves Maia (Caputi), Carla tem uma história marcada por luta, aprendizado e conquistas. Viveu sua infância em Cajueiro; depois foi morar em Grussaí com a família. A partir dos 16 anos, começou a ajudar no supermercado de seu pai onde adquiriu experiência em administração. Formada em Direito, é irmã de Pâmela e Carlos Alberto Filho e tem uma filha de seis anos, a Mariah.

Foto: Paulo Pinheiro

O interesse pela política começou a partir de 2000 ajudando na campanha de seu pai que tentava uma cadeira na Câmara. Caputi foi eleito vereador nesta e também nas eleições de 2004, 2008 e 2016. E nesses quatro mandatos, lá estava a filha acompanhando tudo de perto. “Meu pai é um exemplo de trabalho, caráter e honra. Aprendi muito nessa vida com ele”, recorda. Perguntada se ela imaginava ser vice-prefeita um dia, diz que não: “Mas é algo que gosto muito e sempre quis: fazer algo que possa impactar a vida das pessoas para o bem. Sempre gostei muito de gente e sempre fui muito ligada a Deus. Fui crescendo e percebendo que isso era algo muito natural em mim”.

No setor público, acumula grande experiência, afinal, foi subsecretária de Fazenda, subcontroladora do município, subsecretária de Comunicação, coordenadora-geral de compras, subsecretária de Administração, secretária de Administração e, atualmente, está à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social – pasta que está gostando muito de conduzir. “Aqui a gente lida diretamente com a vulnerabilidade financeira das pessoas. Está sendo um desafio, estou aqui há pouco tempo; as expectativas e ideias são grandes e é algo que gosto muito, pois o que você consegue fazer de diferença para alguém, por menor que seja – até mesmo um sorriso – já faz um bem enorme para a pessoa e para a gente também”, observa.

Ao contrário de outras cidades, a vice-prefeita diz não notar preconceito contra a mulher em São João da Barra e credita isso ao trabalho da prefeita Carla Machado. “Carla abriu o caminho, sempre foi muita determinada e é um exemplo de inspiração na minha vida. Tenho muito orgulho de poder compor esse governo com uma pessoa da qual gosto tanto, é tão experiente, competente e líder. Sou eternamente grata a todo apoio que ela sempre me deu”, diz a homenageada, que nas horas de folga gosta de curtir a família, de ficar com a filha, com o noivo, de ler e de ir à igreja.

Comenda – O Diploma Narcisa Amália foi instituído por meio de resolução em 2013 para valorizar mulheres que exercem um importante papel na sociedade. Tradicionalmente, a solenidade acontece no mês de março, mas não foi possível em razão da pandemia. “Estamos, aos poucos, retomando o calendário de eventos culturais aqui da Câmara e é com alegria que vamos homenagear a vice-prefeita, Carla Caputi; uma pessoa batalhadora, competente, sensível às necessidades dos sanjoanenses e que tem contribuído bastante para o desenvolvimento do nosso município”, disse o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues.

Edição 2020 – Também por causa da pandemia, a edição do ano passado não pôde acontecer, mas a medalha ainda será entregue. A agraciada será a sanjoanense Maria José Ribeiro dos Santos (mais conhecida como Dona Mariinha, proprietária do Boller).

Homenageadas de cada vereador

Marcelia Cardoso Alves Anda – Elísio Rodrigues
Rosa Tupiária Martins dos Santos – Franquis Areas
Maria da Conceição Santos Magalhães – Alan Barreto
Maria José Rodrigues Monteiro – Junior Monteiro
Élvia Andrade Mendonça da Silva – Julinho Peixoto
Maria Jurema dos Santos Meireles – Carlos Machado da Silva – Kaká
Tânia Maria da Silva Almeida – Analiel Vianna
Benedita Valiengo Stellet – Sônia Pereira
Maria da Conceição Lins da Rocha Azevedo – Chico da Quixaba