Benefício do passe atende cerca de 1.400 estudantes em São João da Barra
Universitários e estudantes de cursos técnicos residentes no município de São João da Barra que precisam se deslocar para as sedes das instituições em Campos dos Goytacazes contam com um programa de distribuição de passes, que garante a viagem gratuita, de ida e volta, em qualquer horário, todos os dias em que for comprovada necessidade. O benefício atende cerca de 1.400 usuários. Na última segunda-feira, 4, primeiro dia útil de maio, quase todos os usuários do serviço oferecido estiveram na secretaria de Educação e Cultura para ter acesso ao passe referente a este mês.
Vale destacar que São João da Barra é o único município da região que disponibiliza passe no itinerário da empresa, possibilitando ao universitário usar o serviço em qualquer horário. Nas outras cidades, são disponibilizados ônibus com horário fixo de chegada e saída, não oferecendo mobilidade ao aluno, caso seja necessário, por exemplo, seu retorno mais cedo, por qualquer eventualidade. Na segunda-feira, como a grande maioria dos usuários foi pegar o passe no mesmo dia, o serviço se estendeu até as 18h (normalmente é encerrado às 17h), para que todos fossem atendidos.
De acordo com o coordenador do programa de passes no município, Fabiano Rangel, foi oferecido aos usuários acomodação no auditório da secretaria de Educação, com cadeiras e ar-condicionado, mas houve recusa. “Trabalhamos com sistema de senha; não há necessidade de ficar na fila. Mesmo a gente oferecendo acomodação no auditório, as pessoas insistem em ficar na fila”, observou Fabiano.
A secretaria de Educação e Cultura Leide Cristina Fernandes Soares, observou que o aluno já sai da secretaria com o seu passe, não sendo mais necessário ir à rodoviária enfrentar fila para retirar o bilhete mensal. “Pensando sempre na comodidade e bom atendimento ao beneficiário, a secretaria solicitou à empresa que fosse disponibilizado um funcionário, para emissão do passe nesses dias de atendimento, para que o aluno já saia com o bilhete em mãos, sem necessidade de dirigir-se ao guichê da empresa na rodoviária e enfrentar nova fila”, destacou a secretária.
A partir do mês de maio, só será entregue o passe do mês vigente, mediante a entrega do passe do mês anterior, visto que o repasse à empresa é feito com base nos dias de efetiva utilização pelo beneficiário, evitando pagamento indevido.
Fonte: Secom – SJB