Representando a Câmara Municipal de São João da Barra, os vereadores Elisio Rodrigues (presidente) e Analiel Vianna (primeiro-secretário) participaram, nesta sexta-feira (22), da cerimônia de posse da mesa diretora do Parlamento Inter-regional do Norte e Noroeste Fluminense, realizada na Câmara de Itaperuna. O objetivo da iniciativa é fortalecer o poder legislativo dos 22 municípios que compõem as duas regiões.

Mesa Diretora – Foi empossado presidente do Parlamento Inter-Regional, o vereador Fabio Ribeiro (que preside a Câmara de Campos). O vice-presidente é o parlamentar Sinei Torresmo (presidente da Câmara de Itaperuna). Já o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, ocupa o cargo de primeiro secretário e, o presidente da Câmara de Italva, Joel Enfermeiro, o de segundo secretário. A cerimônia de posse contou com a presença de várias autoridades, entre elas, os deputados estaduais, Jair Bittencourt e Chico Machado.

Foto: Ascom

Em seu discurso, Fabio Ribeiro disse que é tempo de agradecer e trabalhar para que as necessidades locais sejam vistas também em âmbito regional. “Esta posse é só o primeiro passo rumo à história da colaboração positiva regional que temos como destino o desenvolvimento sustentável e coordenado dos municipios do Norte e Noroeste Fluminense”, destacou.

– Hoje, com a posse da mesa diretora, foi dado mais um passo para o Parlamento Inter-regional, que será muito importante para fortalecer o debate e trazer melhorias e investimentos. Juntos, com certeza, conseguiremos ir muito mais longe – ressaltou o presidente do Legislativo sanjoanense, Elisio Rodrigues.

Foto: Ascom

Um dos assuntos comuns aos municípios e que já está em pauta é a isonomia da alíquota de ICMS entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os vereadores também se comprometeram em lutar pela mudança na classificação do clima da região para semiárido. Foi criada, inclusive, uma comissão para tratar mais de perto o assunto. Com a mudança no clima, a região seria incluída nas políticas públicas direcionadas às cidades que sofrem com a seca.