A segurança pública mais uma vez ganhou destaque no plenário da Câmara de São João da Barra. Na sessão desta terça-feira (8), os vereadores mostraram-se preocupados com as recentes ocorrências policiais registradas no município, como: assaltos, sequestro, arrombamento de casas e tráfico de drogas. “O crescimento da marginalidade tem sido grande e estamos preocupados. Nossa intenção é fazer novas audiências públicas e cobrar das autoridades competentes, uma solução”, destacou o presidente da Casa, Aluizio Siqueira.

O presidente da Casa, Aluizio Siqueira

O presidente da Casa, Aluizio Siqueira

Segundo o vereador Franquis Arêas de Freitas, que reside no Açu, a região do 5º Distrito contava com três Destacamentos de Policia Ostensiva (DPO): um em Sabonete, um no Açu e outro na Quixaba. “O DPO de Quixaba foi fechado e agora tivemos conhecimento de que o de Sabonete será fechado também. Isso não pode ficar assim, pois a região lá é grande e só o DPO do Açu não vai dar conta. Precisamos tomar alguma providência porque a população está assustada”, contou Franquis.

Vereador Franquis Arêas de Freitas

Vereador Franquis Arêas de Freitas

No início deste ano, em função do aumento populacional referente ao verão, a Câmara solicitou reforço na segurança, por meio de ofícios, enviados ao 8º Batalhão de Polícia Militar, a 145ª Delegacia de Policia Civil e à Polícia Rodoviária Federal (PRF). “A Polícia Militar fez diversas operações nas localidades e estradas do município, com um número nunca visto de apreensões de drogas”, destacou Aluizio, acrescentando que a PRF, em parceria com as polícias Civil e Militar, realizou várias blitz na BR-356 no verão.

Medidas já tomadas – O assunto vem sendo abordado pelo Legislativo desde o ano passado, quando foram realizadas duas audiências sobre segurança pública. O plenário também aprovou requerimento ao Governo do Estado para transformar a 5ª Companhia (atualmente vinculada ao 8º BPM) em Companhia de Polícia Militar Independente. Outra medida tomada foi a divulgação do “Disque Denúncia” em todas as edições do jornal da Câmara, assim como no site.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMSJB