Segurança, educação, obras, reformas e emprego foram os principais assuntos discutidos pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta terça-feira (14). A vice-presidente da Casa, Sônia Pereira (Soninha), fez duas indicações: na primeira, solicitou a construção de uma escola modelo em Atafona, com playground e quadra poliesportiva. Na segunda, sugeriu a implantação de cursos profissionalizantes no município, preferencialmente aqueles com rápida aceitação no mercado de trabalho.

Já o vereador Julinho Peixoto pediu a limpeza e a pintura dos depósitos de lixo das praias e das passarelas de acessibilidade ao mar, em Grussaí. Analiel Vianna fez indicação pedindo ao governo, a colocação de placas de sinalização na RJ-240, em Caetá, sentido Porto do Açu e também na Estrada de Palacete, para proporcionar melhor visibilidade e segurança aos motoristas que trafegam nas duas pistas.

Foto: Parahybano

O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, requereu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), providências para o término e, posterior inauguração, da rotatória que estava sendo construída na BR-356 na altura da curva de Grussaí. Segundo ele, com a chegada do verão, o trânsito tende a aumentar e pode gerar acidentes graves, já que há motoristas utilizando indevidamente a via de acesso. Por meio de requerimento verbal às secretarias de Obras e Serviços Público e Meio Ambiente, Elisio solicitou que seja verificada uma forma adequada de drenagem em pontos que costumam gerar alagamentos, na sede, como nas imediações do CIEP, do Fórum, da Praça São Benedito. O pedido inclui a limpeza dos bueiros.

Por meio de indicações, Franquis Arêas solicitou a colocação de câmeras filmadoras nas praias, a fim de oferecer mais segurança à população, com a chegada do verão. Franquis também propôs a construção de uma escola técnica no 5º distrito. Por fim, o plenário aprovou o projeto de lei nº 124/2021, do Executivo, que trata de autorização para abertura de crédito adicional especial por superávit financeiro.