Os vereadores de São João da Barra apresentaram, na sessão desta terça-feira (24), uma moção de pesar aos familiares de Franquis Arêas, que faleceu no último dia 17, vítima de um infarto. Após a apreciação da matéria, o presidente da Casa, Alan de Grussaí, pediu um minuto de silêncio e, logo após, exibiu um vídeo com imagens do parlamentar, que cumpria o seu quarto mandato consecutivo.

– Conheci o Franquis desde criança; ele começou muito jovem, comigo, através do amigo Jorginho Pé no Chão (ex-vereador de Campos), mas nunca passou pela minha cabeça que hoje eu estaria aqui comentando isso. Que Papai do Céu dê muita força à família, principalmente aos seus filhos e à esposa Edilane, que é minha afilhada – disse Chico da Quixaba, o primeiro a falar.

O vereador Junior Monteiro, que está no primeiro mandato e sentava ao lado de Franquis no biênio passado, lembrou que o colega o ajudou, por várias vezes, assim que estreou no Legislativo. “Aprendi muito com Franquis e, seus conselhos, vou guardar para sempre! Que Deus o coloque num bom lugar”, comentou Junior Monteiro.

– Perdemos um grande amigo que infelizmente não está mais com a gente, mas que foi um grande exemplo aqui dentro, sempre buscando nos orientar. Ele tinha muita sabedoria e isso vai ficar guardado para sempre. Dói saber que ele não vai poder estar aqui assistindo Pedrinho crescer… – lamentou, em lágrimas, Analiel Vianna. “Nós estamos muito tristes, mas temos a certeza de que o céu está em festa porque ganhou uma alma linda. Franquis era um homem do bem. Não só como político, mas também como pessoa”, observou Julinho Peixoto.

Única mulher no parlamento, Sonia Pereira recordou o jeito carinhoso de Franquis, a quem se referia como seu “lindinho e bebê”. “Foi uma perda irreparável; é muito triste. Ele era uma pessoa que não tinha problema com ele; ele não levantava voz de maneira nenhuma. Era nosso amigo, uma pessoa maravilhosa e merecedor de todo o carinho que eu tive por ele”, disse a vereadora.

O parlamentar Fábio Pedra, que assumiu ontem a cadeira de Fraquis, contou que teve o prazer de conviver com ele na última campanha municipal. “Destaco aqui a forma serena com que tratava a todos, e é uma coisa que eu gostaria de ter: esse lado pacífico dele. Um homem realmente muito nobre”. O ex-presidente da Casa, Elisio Rodrigues, também lamentou a ausência do colega. “A gente fica até sem palavras… Para mim, fica a saudade, a dor, o legado, que ninguém apaga. Graças a Deus, o legado de Franquis orgulha todos nós que vivemos todos esses anos juntos com ele”, disse Elisio.

Carlos Machado da Silva (Kaká) lembra que ingressou na Câmara na mesma legislatura e partido que Franquis, em 2009. “Hoje é o dia mais difícil de toda minha história aqui nesta Casa. Ele era uma cara muito amigo, muito parceiro. Tivemos muitos momentos de amizade, disputamos muitas eleições juntos. A gente fica sem chão… Uma tristeza muito grande, que deixa a gente consternado. Tenho muito orgulho de poder ter participado da vida pública junto com Franquis, um ser humano íntegro, digno, honesto, que só deixou legado positivo para todos”, lamentou Kaká.

– É um momento muito difícil que faltam até palavras… Franquis era aquele cara pacífico, conselheiro de todos, um homem do bem. Não é à toa que era o vereador com quatro mandatos consecutivos e que deixa um grande legado. Um homem bom, muito zeloso com sua família, com Edilane, Pedro e Antonia. Era muito bom ser amigo dele e que Papai do Céu dê conforto à família – finalizou Alan de Grussaí.

Requerimentos e Indicações da pauta – Por meio de indicação ao Executivo, Elisio Rodrigues sugeriu a elaboração de um projeto de lei visando à criação do Núcleo Municipal de Atenção ao Portador de Câncer, para prestar atendimentos complementares aos pacientes e seus familiares. Junior Monteiro fez um requerimento para colocação de quebra-molas no Açu: na altura da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. Analiel pediu a reforma do coreto e da praça de Quixaba e a urbanização com construção de quiosques, calçadão, área de lazer e iluminação da orla do outro lado da lagoa de Grussaí.

Sonia pediu a reforma da Estação da Cultura de Atafona e também do trecho do Rio Paraíba, no bairro da Cehab (Atafona), com a construção de dois quiosques, reforma do banheiro e construção de uma quadra de futevôlei em uma área na chegada do bairro. Duas indicações para Chapéu do Sol foram solicitadas por Julinho Peixoto: construção de uma escola modelo, com playground e quadra poliesportiva e de um posto médico, com colocação de ambulância. Por fim, Elisio pleiteou a colocação de coberturas em todas as quadras esportivas do município.