Na sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (4), a vereadora Sônia Pereira (Soninha) requereu a implantação de uma clínica 24 horas para tratamento de dependentes químicos; ou se não for possível, que seja firmado um convênio do município com alguma instituição. Ela explicou que nem todas as famílias têm condições de arcar com os custos de uma clínica particular. Soninha também solicitou ao Executivo, a aquisição de mais ambulâncias para atender às unidades de saúde do município. O presidente do Legislativo, Elísio Rodrigues, informou que o secretário de Saúde, Sávio Sabóia, participou de uma reunião com os vereadores, na semana passada, e se comprometeu a adquirir novas ambulâncias.
História – A sessão contou, ainda, com uma indicação proposta por todos os parlamentares, sugerindo à Prefeitura, que elabore um projeto de lei a fim de criar um museu e um arquivo público no município. Para quem não sabe, São João da Barra possui três séculos de história (foi elevada à categoria de vila em 1676) e um museu seria de fundamental importância para preservar o passado.
Franquis Arêas fez requerimento ao comando da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) pedindo a realização de ronda policial na RJ 240 da rotatória até a Praia do Açu. Franquis também propôs à Prefeitura, a criação de um cartão cidadão destinado aos pescadores mais necessitados. Chico da Quixaba, por meio de indicação, solicitou serviços de urbanização completa na Rua Isabel Pereira de Almeida Mothé, mais conhecida como Rua da Farmácia, em Mato Escuro.
Elísio Rodrigues fez duas indicações: serviço de saneamento básico, total urbanização e calçamento da Rua Principal no loteamento Jardim das Palmeiras (na chegada de Atafona) e drenagem, calçamento e urbanização das ruas próximas à Creche Saul de Oliveira, no bairro Coréia, em Atafona, incluindo o reparo da Rua Feliciano Alves, que está cheia de buracos.
Alan Barreto requereu o serviço de poda das folhagens do canteiro central das avenidas Afonso Nunes e Santo Amaro, do outro lado da Lagoa de Grussaí e, ainda, a reforma das passarelas de acessibilidade nas praias. Analiel Vianna indicou serviço de drenagem e reforma da rede de esgoto na Rua José Gomes Teixeira, com a construção de galerias de águas pluviais, e também na rua em frente ao Ciep Gladys Teixeira, na sede, com posterior asfaltamento. Por fim, Carlos Machado da Silva (Kaká) solicitou a reforma da unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Nova São João da Barra.
Moção – Em conjunto, todos os vereadores propuseram uma moção de pesar aos familiares do bombeiro hidráulico sanjoanense José Cardoso, que faleceu no último domingo, aos 101 anos. Mais conhecido como Zezinho Cardoso, era bastante ativo e querido: exerceu a profissão e andava de bicicleta até seus 96/97 anos. O sanjoanense recebeu do Legislativo, a Medalha Barão de Barcelos e o Prêmio Melhor Idade e, da Prefeitura, a Medalha Barão de São João da Barra. Apaixonado pelo carnaval, desfilava na Escola de Samba Congos.
Fonte: Ascom