Este ano, o município de São João da Barra está concedendo um desconto de 20% aos contribuintes que pagarem o IPTU até o dia 10 deste mês. Mas, uma indicação aprovada pela Câmara na sessão desta terça-feira (5) sugere que o prazo seja prorrogado por mais alguns dias, a fim de ajudar pessoas que possam estar com dificuldades financeiras. A matéria foi proposta pelo vereador Elisio Rodrigues.

Indicações – O presidente da Casa, Alan de Grussaí, fez duas indicações: pavimentação com piso intertravado na Rua Amaro da Silva Belmiro, em Grussaí e construção de traffic calming (um tipo mais largo de quebra-mola) no trecho da SB-02, em Degredo que dá acesso à BR-356 e à localidade de Amparo. O objetivo é prevenir acidentes, já que o local é bastante movimentado.

Analiel Vianna solicitou à Secretaria de Segurança Pública, que possa disponibilizar uma viatura do Proeis, no cruzamento em Cajueiro. O plenário também aprovou indicação de Junior Monteiro (solicitando nivelamento nos paralelepípedos e nos meios-fios das ruas do bairro da Chatuba) e outra de Elisio (pleiteando a reforma da antiga instalação da Secretaria de Educação, visando à promoção de cursos profissionalizantes no local).

Requerimentos – Fábio Pedra fez dois requerimentos cobrando agilidade do Executivo: um para a construção das casas populares de Atafona e, o outro, para a divulgação da programação da festa de Nossa Senhora da Penha, que acontecerá em abril. Júnior requereu ao Governo do Estado, o recapeamento asfáltico na RJ 240 de Azeitona ao Açu. Julinho Peixoto fez requerimento à Secretaria de Obras, pedindo a colocação de quebra-molas nos cruzamentos novos, em Grussaí.

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou sete projetos de lei do Executivo e dois do vereador Analiel Vianna, para nomear ruas. O PL 001/2024 denomina de Manoel Alves de Souza, a rua que se inicia na RJ 240 com seu término no sítio do Senhor Leonardo Manhães de Souza, em Mato Escuro. Já o PL 002/2024 denomina de Inácia Maria José Manhães de Souza, a rua que se inicia na RJ 240 e termina no sítio de Alex Sandro Manhães de Souza Machado.

O plenário aprovou, ainda, dois projetos de resolução com a finalidade de conceder título de utilidade pública às seguintes instituições: Associação de Surf de Grussaí (iniciativa do vereador Carlos Machado da Silva – Kaká) e  Associação Obra do Salvador (proposto pelo edil Junior Monteiro).