Na sessão da Câmara de São João da Barra desta quarta-feira (02), os vereadores aprovaram indicação do parlamentar Julinho Peixoto, que solicitou ao Executivo, a reforma geral das unidades de saúde de Sabonete, Quixaba e Campo de Areia, no 5º Distrito. “A necessidade é muito grande, e hoje eu recebi a notícia de que o secretário anunciou a reforma. Aproveito para pedir uma ambulância para Quixaba, porque lá está sem ambulância há mais de um ano e a comunidade precisa muito”, disse Julinho, que também requereu a troca de lâmpadas queimadas em Cazumbá. “Embora haja outros lugares com problema de iluminação pública, em Cazumbá é numa praça e uma praça não pode ficar no escuro”, observou. O presidente da Casa, Elísio Rodrigues, informou que, em reunião recente com o secretário de Obras, Jorge Fernando Hissa, ele prometeu normalizar a demanda até o início de julho.

Ainda para o 5º Distrito, Junior Monteiro requereu a reposição da lâmpadas que estão queimadas e a colocação de braços de iluminação pública em todas as ruas de Mato Escuro. Já Franquis Arêas pediu a reforma da capela mortuária do Açu, pois, segundo ele, a estrutura do local está bastante precária, principalmente na parte do telhado e da iluminação.

Três requerimentos foram aprovados para a Secretaria de Saúde: Analiel Vianna solicitou mais agilidade para a marcação de consultas e exames médicos aos sanjoanenses; Franquis sugeriu que se faça um mutirão para realização de cirurgia de catarata no município, por se tratar de um procedimento com custo em torno de R$ 5 mil; Sônia Pereira (Soninha) pleiteou o retorno da equoterapia, que o município desenvolvia há alguns anos, para auxiliar no tratamento de pacientes especiais.

Em conjunto, Carlos Machado da Silva (Kaká) e Alan Barreto requereram à Secretaria de Estado das Cidades e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a implantação do Programa Somando Forças no município a fim de fazer o recapeamento asfáltico na estrada do Sesc Mineiro e demais vias públicas municipais. Por meio de indicação ao Executivo, Kaká cobrou serviços de urbanização e calçamento da Rua São Luiz, no bairro Telê Santana, em Grussaí.

Em conjunto, Junior Monteiro e Elísio Rodrigues requereram ao Detro, o retorno da linha intermunicipal de ônibus “Campos – Barcelos – Roças Velhas”, que sempre existiu. Com a paralisação do serviço, os moradores estão reclamando bastante, pois, para ir a Campos, estão tendo que ir para a BR-356 para pegar os veículos que vêm de Atafona, Grussaí ou Açu. E, dependendo do local onde o passageiro resida, a distância pode chegar até dois quilômetros.

O plenário aprovou duas indicações de Elísio ao Executivo. Na primeira, ele pediu a reforma e manutenção da passarela que liga a Avenida Beira da Lagoa, em Grussaí, ao bairro Nossa Senhora Aparecida. Na segunda, a inclusão das ruas: Homero Xavier, Francisca Gomes, José Lisandro, Gustavo Campista Ribeiro, Amaro da Silva, Professora Marli, Manoel José Dutra, Gilberto Paes Rangel e João Batista das Chagas no pacote de obras de calçamento e urbanização que foi iniciado na semana passada, em Barcelos e Roças Velhas.

Alan Barreto pleiteou o calçamento e a urbanização nas ruas existentes no quarteirão da Creche Escola Evanir José Gaia, no bairro Nova Grussaí, e também a construção de uma praça poliesportiva nas proximidades dessa unidade de ensino.

No início da sessão, foram lidos e encaminhados às comissões, os projetos de decreto legislativo números, 001/21, 002/21 e 003/21, que tratam das contas da administração financeira da prefeita Carla Machado, referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019. Todas receberam parecer prévio favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE).