Na sessão desta terça-feira (5), a Câmara de São João da Barra aprovou um requerimento do vereador Júnior Monteiro, que solicitou à Secretaria de Saúde, a contratação de mais fonoaudiólogos para atendimento nas unidades de saúde do município. Já o parlamentar Julinho Peixoto, requereu a colocação de pediatra 24 horas na unidade de saúde de Grussaí.O vereador Franquis Arêas apresentou dois requerimentos em plenário: um ao Governo do Estado, pedindo a reforma do asfaltamento na estrada RJ 240 de Azeitona à chegada do Açu; e o outro ao Detran, cobrando a implantação de um posto do órgão na sede do município, para a realização de exames de habilitação, transferência de propriedade do veículo, entre outros serviços. Atualmente, o cidadão que precisa desses serviços precisa se deslocar até Campos dos Goytacazes.

Foto: Câmara

O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, solicitou à Secretaria de Educação que providencie um novo cadastramento para a concessão de bolsas universitárias, inclusive, para os cursos de medicina e odontologia. Por meio de indicação, Elisio pediu que seja realizado um estudo, por parte da Prefeitura, visando à adequação do piso salarial dos professores da rede municipal ao piso nacional ao magistério. A reivindicação, segundo ele, partiu dos próprios educadores. “Sabemos que esse aumento concedido pela ex-prefeita Carla Machado já corrigiu em grande parte alguns salários dos professores, mas alguns ainda não estão de acordo com o piso nacional”, explicou.À Secretaria de Obras, Júnior Monteiro sugeriu a colocação de tratores articulados percorrendo as vias públicas para atender e prestar serviços às comunidades do 5º Distrito. Analiel Vianna fez requerimento ao comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), pleiteando a reabertura do DPO de Sabonete. Chico da Quixaba sugeriu serviços de limpeza no rio Quitinguta, no 5º Distrito.Indicações –Duas indicações de Sônia Pereira foram aprovadas: limpeza e dragagem dos valões existentes nos bairros da Chatuba e Água Santa (na sede) e Cehab (em Atafona) e construção de banheiros públicos nas imediações da Praça São Pedro, incluindo a reforma da praça atrás da igreja.

Em regime de urgência, a Câmara aprovou o projeto de lei nº 012/2022, do Executivo, que dispõe sobre a abertura de vagas para cargos de provimento efetivo na Prefeitura, sendo: guarda municipal 40 horas (10), agente de tributos 40 horas (4), engenheiro civil 40 horas (5), contador 40 horas (9); analista fiscal de meio ambiente (2), biologia 40 horas (1), auditor municipal de controle interno 40 horas (6), agente de fiscalização de obras (2).

No início da sessão, o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, leu em plenário, o pedido de renúncia feito pela ex-prefeita, Carla Machado. Leu, ainda, o decreto legislativo expedido por perda de mandato, nos termos dos artigos 14 e 64 da Lei Orgânica Municipal.