A educação foi tema de destaque na sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (9), com a aprovação de um requerimento do vereador Carlos Machado da Silva (Kaka), para que o município viabilize medidas concretas de valorização dos profissionais públicos da Educação. O parlamentar sugeriu a criação do 14º salário, a ser custeado por meio da utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como a viabilização do mesmo benefício aos demais servidores, custeado com recursos próprios. “O servidor é a joia do nosso município e, sem os servidores, a máquina administrativa não anda”, observou Kaká.

A Casa também aprovou outros cinco requerimentos. À Secretaria de Meio Ambiente, Franquis Arêas pediu a colocação de areia nos quintais das casas alagadas pelas águas das chuvas no 5º distrito. Ele também fez requerimento à Secretaria de Saúde, solicitando a colocação de um veículo (resgate) com equipe médica para atender às localidades do 5º distrito. O vereador Analiel Vianna pleiteou a instalação de quebra-molas padronizados com placas de sinalização e pintura das faixas horizontais na Estrada do Amparo, na rua em frente ao cemitério e em Rua Nova.

Foto: Raphaella Viana

O plenário também aprovou pedido do parlamentar Junior Monteiro, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que seja feita a limpeza (roçada) e corte das árvores mortas às margens da BR-356, na altura da curva de Grussaí. Já o edil Alan Barreto sugeriu, também por meio de requerimento, ao governo municipal, a aquisição de uma máquina apropriada para realizar o trabalho de pintura das faixas pedestres. Segundo ele, a maioria está com pintura desgastada, o que pode ocasionar acidentes.

Indicações – O presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, fez duas indicações: construção de uma área de lazer em Rua Nova (com praça, playground, campo de futebol e vestiário) e a elaboração de um cronograma de reformas das creches e escolas municipais, de modo a prepará-las para o retorno das aulas presenciais. Junior Monteiro solicitou a liberação para eventos em casas de shows. Julinho Peixoto pediu o recapeamento asfáltico na estrada que faz a ligação das localidades de Água Preta, Sabonete, Cazumbá até a Ponte São Bento. Por fim, Alan indicou a reforma da passarela de pedestre em Grussaí.