IMG_2983

Uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São João da Barra voltou a discutir, na manhã desta quarta-feira (07), a proposta do Governo de São Paulo de transposição do Rio Paraíba do Sul. Na oportunidade ficou definido que um grande debate com a população abrirá oportunidade de explanação de ideias e sugestões visando amenizar os impactos negativos causados ao rio caso a medida seja posta em prática.

No encontro ficou decidido, também, que o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável encaminhará para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e para o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias ofício solicitando que seja feito um estudo sobre o assoreamento e salinidade na Foz do Rio Paraíba do Sul.

O presidente do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, Sidney Salgado, foi convidado para esclarecer dúvidas sobre a transposição. “Além da transposição também estamos atentos a outros problemas que afetam o Rio como a falta de saneamento básico, retirada da mata ciliar e ocupação irracional do território”.

Participaram da reunião os conselheiros do Sindicato Rural, Associação de Moradores da Vila Esperança, Rotary Club, Associação Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) e representantes das secretarias de Saúde, Pesca, Turismo, Meio Ambiente e Planejamento.

Uma próxima do reunião Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está agendada para o dia 04 de junho, às 10h, na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente. Na pauta, saneamento básico para o município.

 

Fonte: Secom: SJB