Grupos religiosos confeccionaram cerca de 20 tapetes na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho para celebrar a tradição religiosa de Corpus Christi nesta quinta-feira, 04, em São João da Barra. Em parceria da secretaria Municipal de Educação e Cultura com a Paróquia São João Batista, fiéis católicos puderam participar da festa que foi encerrada com a procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
O dia de Corpus Christi foi comemorado nesta quinta-feira, 04, com Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia na Igreja Matriz e Procissão às 17h, com saída da Capela de Santo Antônio percorrendo a Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho até a Igreja de São João Batista, onde aconteceu a missa solene com a presença do prefeito José Amaro Martins de Souza.
No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
De acordo com o Padre Marcos Pinalli, o município de São João da Barra tem ampla cultura e tradição.
– O retorno histórico deste ano, embasado no Brasil Império que desapareceu com a Proclamação da República será a Imagem de São Jorge, Padroeiro de Portugal e Cavaleiro do Santíssimo Sacramento. No Brasil, se não me engano, este costume de se sair com a imagem de São Jorge se conserva apenas na cidade de Tiradentes-MG -, disse o Padre.