Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto Academia Popular, desenvolvido em São João da Barra pela secretaria municipal de Turismo, Esporte e Lazer, promoveu no último fim de semana o Torneio de Halterofilismo, na Praça da Boa Morte, com objetivo de estimular a prática dessa modalidade esportiva no município. Foram disputadas duas categorias: Leg Press Feminino e Supino Reto Drop Set Masculino.

Na primeira etapa masculina de repetição, os finalistas Leonardo Nogueira, Robson Fonseca e Jeremias Neves conseguiram concluir a prova de cinco repetições iniciada, respectivamente, com 80 Kg, 70 Kg e 60 Kg. Na segunda etapa de repetição com 100 Kg, 110 Kg e 120 Kg, o competidor Robson Fonseca foi eliminado ficando em 3º lugar. Na terceira e última etapa de repetição máxima com 120 kg, Jeremias não concluiu a prova deixando o 1º lugar para o atleta do distrito de Barcelos, Leonardo Nogueira.

Já na categoria feminina a atleta Tatiana Durand conseguiu eliminar Larissa Santos ao realizar um drop set com 170 Kg. O torneio, que exigiu dos competidores técnica, força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio, contou com a parceria das empresas União Norte e Grupo Thoquino, patrocinadoras da premiação em dinheiro e de troféus para os primeiros colocados.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Márcio Soares, cerca de 400 atletas utilizam os serviços prestados nas Academias Populares de São João da Barra (sede), Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos e Açu. “O projeto funciona de segunda a sexta, das 7h às 10h30 e das 18h às 21h30, e os interessados devem entregar atestado médico, comprovante de residência, CPF e identidade na Academia Popular, supervisionada por 18 professores de Educação Física que ficam se alternando nos horários de funcionamento”, explicou.

Com 24 anos de idade, Leonardo Nogueira conquista sua primeira vitória na modalidade. “Pratico o esporte desde os 17 anos e estou muito feliz em conquistar esse título inédito. Iniciei em casa e, assim que foi implantado o Projeto Academia Popular, treino sob a supervisão do professor Eder Maciel em Barcelos”, declarou Leonardo.

Fonte: Secom-SJB