Na sessão desta quarta-feira (22), o conselheiro Christiano Lacerda Ghuerren, relator de um processo de tomadas de contas sobre as obras da Ponte da Integração, que vai ligar São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, afirmou que não há nenhum impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para retomada e a conclusão. Segundo promessa do governador Cláudio Castro (PL), assim que o TCE deliberasse sobre a questão, as obras seriam retomadas em até 30 dias. As palavras do presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, também chamaram a atenção: “Já não havia nenhum impedimento por parte do Tribunal de Contas a que continuasse a obra. Não havia nenhum impedimento, por parte do Tribunal de Contas, à continuidade da obra. Continua não havendo impedimento do Tribunal de Contas para continuidade da obra”.

A necessidade de uma liberação do TCE foi defendida por deputados da região e pelo próprio governador. Recentemente, Castro e seu secretário de Governo, Rodrigo Bacellar (deputado estadual campista, licenciado para a função no Executivo), estiveram na Corte de Contas para tratar do assunto em duas oportunidades, uma com o presidente do TCE e outro com o relator do caso. Contudo, o relator o relator Christiano Lacerda Ghuerren foi enfático quanto a posição da Corte.

Foto: Divulgação

— Tendo em vista que não há nesses autos qualquer comando deste Tribunal impedido a conclusão desse projeto, consigno que não há óbices por parte desta Corte de Contas, no sentido de que seja ultimada a obra, conforme critérios de conveniência e oportunidade, a serem observados pelos gestores responsáveis — afirmou o relator, no que foi endossado pelo presidente.

Agora, com a posição do TCE, a expectativa é que Castro cumpra a promessa de conclusão. E dinheiro parece que não será problema, já que sua gestão tem o incremento de R$ 14,5 bilhões a partir do leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Fonte: Blog do Arnaldo Neto – Folha 1