Moradores de Atafona encontraram por volta das 13h deste sábado, 09, uma tartaruga da espécie Caretta-caretta, conhecida também como “cabeçuda”, ainda com vida. Foi socorrida, mas não resistiu.
De acordo com a leitora Camila que encontrou o animal, a tartaruga que tinha em média 1m e mais de 50kg, ainda estava respirando e não apresentava ferimentos pelo casco.
– Imediatamente retiramos o animal da areia e colocamos em uma caixa dos pescadores. Foi muito triste ver uma tartaruga tão bonita morrer -, disse a leitora.
O tamanho médio dos animais adultos desta espécie é de 90 cm e peso médio de 150 kg, porém já foram registradas espécies de 2,70 m e com quase meia tonelada de peso.
Moradores entraram em contato com a empresa Centro de Triagem de Animais Marinhos (CTA) – Serviços em Meio Ambiente que cuida da orla para retirada do animal da praia. A causa da morte ainda é desconhecida.
O secretário municipal de meio Ambiente, kleyton Calado, informa que e alguma tartaruga for encontrada encalhada na praia o Tamar ou a secretaria de Meio Ambiente devem ser acionados. Os telefones para contato são, respectivamente, 2747-5277 e 2741-7878, ramal 261.
O Projeto, que é oficialmente patrocinado pela Petrobras, recebe o apoio da Prefeitura de São João da Barra.
Leia também: Tartaruga encontrada em avançado estado de decomposição na praia do Açu
Mais uma tartaruga encontrada morta na praia do Açu, em SJB
Tartaruga encontrada morta na Praia de Atafona