Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, de aproximadamente 20kg, foi encontrada morta no fim da tarde desta segunda-feira, 20, em Atafona, distrito de São João da Barra.

A tartaruga deverá ser recolhida pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas que atende diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Foto: Lilian Fernandes – Parahybano

No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, ligue para o número 0800 729 0810.

A tartaruga-comum (Caretta caretta), também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartarugas marinhas comum nos Oceanos de todo o Mundo, mas que se encontra ameaçada de extinção.