tartaruga-encontrada-atafonaTartaruga verde encontrada no litoral sanjoanense foi devolvida ao seu habitat natural, nesta sexta-feira, 29, pelo Projeto Tamar, com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra e da empresa Envitek Engenharia Ambiental. Cerca de 20 estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos, da localidade de Atafona, participaram do processo de identificação com anilha e da soltura do animal.

A jovem tartaruga de aproximadamente 35 cm, que pertence à espécie Chelonia Mydas, mais conhecida como tartaruga verde, foi encontrada por um morador da praia do Açu, próximo à Ponte Maria Rosa e foi recolhida pelo Projeto Tamar, onde passou dois dias em observação.

Após passar por avaliação da equipe multidisciplinar do Projeto Tamar e ser constatada boas condições de saúde, o animal foi levado à Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos para uma palestra de educação ambiental, ministrada pela secretaria de Meio Ambiente, onde a turma do 5º ano do ensino fundamental pôde assistir a empresa Envitek e o Projeto Tamar fazerem a identificação com anilha e a soltura da tartaruga em seu habitat natural.

De acordo com o subsecretario de Meio Ambiente de São João da Barra, Jorge Assumpção, a Prefeitura apoia todas as ações que o projeto Tamar realiza no município. “A prefeitura de São João da Barra e o Projeto Tamar são parceiros no objetivo comum de preservar as espécies que são encontradas no nosso litoral. Além disso nós estamos buscando resgatar a proximidade entre a sociedade e o Projeto”, disse Jorge.

Há 23 anos o Projeto Tamar faz a preservação das tartarugas marinhas no litoral sanjoanense. Só este ano mais de 300 animais, entre vivos e mortos, foram encontrados no litoral Norte entre São João da Barra e o município vizinho de São Francisco de Itabapoana. Segundo o técnico de campo do Projeto, Maurício Andrade, as mortes mais comuns nessa região são por infecção causada por lixo e afogamento causado por redes de pesca. Maurício ainda acrescenta que se alguma tartaruga for encontrada encalhada na praia o Tamar ou a Envitek devem ser acionados. Os telefones para contato são, respectivamente, 2747-5272 e 08000 729 0810.

– Espécies encontradas no litoral sanjoanense: Das 7 espécies existentes no mundo, cinco ocorrem no Brasil e duas no litoral sanjoanese. A Chelonia Mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, vem nessa região para se alimentar e a Caretta Caretta, tartaruga de couro, que vem para desovar.

Fonte: Secom-SJB