A jovem tartaruga de aproximadamente 35 cm, que pertence à espécie Chelonia Mydas, mais conhecida como tartaruga verde, foi encontrada por um morador da praia do Açu, próximo à Ponte Maria Rosa e foi recolhida pelo Projeto Tamar, onde passou dois dias em observação.
Após passar por avaliação da equipe multidisciplinar do Projeto Tamar e ser constatada boas condições de saúde, o animal foi levado à Escola Municipal Dionélia Gonçalves Santos para uma palestra de educação ambiental, ministrada pela secretaria de Meio Ambiente, onde a turma do 5º ano do ensino fundamental pôde assistir a empresa Envitek e o Projeto Tamar fazerem a identificação com anilha e a soltura da tartaruga em seu habitat natural.
De acordo com o subsecretario de Meio Ambiente de São João da Barra, Jorge Assumpção, a Prefeitura apoia todas as ações que o projeto Tamar realiza no município. “A prefeitura de São João da Barra e o Projeto Tamar são parceiros no objetivo comum de preservar as espécies que são encontradas no nosso litoral. Além disso nós estamos buscando resgatar a proximidade entre a sociedade e o Projeto”, disse Jorge.
Há 23 anos o Projeto Tamar faz a preservação das tartarugas marinhas no litoral sanjoanense. Só este ano mais de 300 animais, entre vivos e mortos, foram encontrados no litoral Norte entre São João da Barra e o município vizinho de São Francisco de Itabapoana. Segundo o técnico de campo do Projeto, Maurício Andrade, as mortes mais comuns nessa região são por infecção causada por lixo e afogamento causado por redes de pesca. Maurício ainda acrescenta que se alguma tartaruga for encontrada encalhada na praia o Tamar ou a Envitek devem ser acionados. Os telefones para contato são, respectivamente, 2747-5272 e 08000 729 0810.
– Espécies encontradas no litoral sanjoanense: Das 7 espécies existentes no mundo, cinco ocorrem no Brasil e duas no litoral sanjoanese. A Chelonia Mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, vem nessa região para se alimentar e a Caretta Caretta, tartaruga de couro, que vem para desovar.
Fonte: Secom-SJB