Comandada pelo técnico Leo Açu, equipe só foi derrotada em uma das sete partidas na competição

DSC08434

Único representante do Norte e Noroeste Fluminense, o Esporte Clube São João da Barra cumpre grande campanha nas categorias de base nos campeonatos promovidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Enquanto a equipe Sub 17 está distante apenas quatro pontos do G4, o time Sub 15 é a sensação do certame. Comandados pelo jovem treinador Leo Açu (foto), ex-jogador do clube na temporada de 2013 quando a equipe chegou às semifinais do segundo turno da Série B, empatando e sendo eliminada pela Cabofriense, os sanjoanenses só foram derrotados em uma das sete partidas disputadas até o momento.

Mesmo enfrentando adversários de maior tradição no cenário estadual e clubes que já estiveram entre os grandes do futebol do Rio de Janeiro e do Brasil e que hoje têm suas categorias de base terceirizadas, o São João da Barra vem mostrando o mesmo padrão tático, seja atuando em casa ou fora de seus domínios, e o desempenho da equipe não surpreende o técnico.

“Os jogadores do elenco estão totalmente identificados com o projeto do clube e, acima de tudo, vestem a camisa com orgulho e garra. É um campeonato difícil, com viagens cansativas, e nem sempre atuamos em campos que têm a qualidade do nosso, o que é mais uma adversidade a ser superada a cada rodada. Estamos a dois jogos da metade da primeira fase e tudo está transcorrendo como planejado, seja nos treinamentos ou durante os jogos, e teremos uma sequência ainda mais difícil a partir de agora. O grupo sabe que será necessário dar algo a mais para alcançar o primeiro objetivo, que é chegar às semifinais”, afirmou.

A boa campanha da equipe já vem chamando a atenção de dirigentes de grandes clubes não apenas do Rio de Janeiro e de outros de fora das nossas fronteiras interessados em parcerias não apenas com o São João da Barra como, também, com atletas formados no clube, o que ratifica o bom momento do trabalho desenvolvido na base. Leo Açu mantém os pés no chão e vem orientando seus jogadores a seguir trabalhando com a mesma seriedade.

“O mais importante é o foco na competição. Despertar o interesse de empresários é algo normal para qualquer bom jogador, principalmente jovem, e aqui não seria diferente. Quando joguei não fui muito feliz no meu início de carreira talvez por não ter tido a mesma orientação que os meninos de hoje têm aqui no São João da Barra, e além de comandá-los em campo procuro sempre orientá-los com relação a vários aspectos, sobretudo quanto a empresários e promessas”

Campeão capixaba e sergipano defendendo Serra e Confiança, Leo encerrou a carreira no ano passado pelo São João da Barra, agremiação na qual voltou a atuar profissionalmente após brilhar em duas participações pelo Açu Futebol Clube, no campeonato amador municipal, onde conquistou o título de 2013. Meia de muita qualidade e que no início da carreira chegou a ser comparado com o meia argentino Fernando Redondo, que à época defendia o Real Madri, o hoje treinador atribui o sucesso conquistado até aqui fora das quatro linhas ao seu último técnico como atleta profissional.

“Trabalhei com vários treinadores, cada qual com seu estilo, e pude aprender muito com todos, sem exceção. Quero destacar, porém, tudo o que aprendi com o Edson Souza, pela correção e também pela maneira de trabalhar, dirigindo a equipe de uma forma inteligente e com trabalhos incrivelmente dinâmicos nos treinamentos, No ano passado ele foi um dos principais responsáveis pela ótima campanha do São João da Barra na Série B e que veio a ser repetida este ano na mesma competição com o Andrade. Outro nome que não posso deixar de citar é o de Junior Sena, que é sanjoanense, e foi meu treinador no Quissamã. Também aprendi muito com ele, tanto naquela época como recentemente ao vê-lo trabalhar nos juniores”

Fonte: Secom-SJB