Uma das moradoras mais queridas e conhecidas de Atafona e dona de uma invejável simpatia e simplicidade, Soninha Ferreira será homenageada pela Câmara de São João da Barra, na próxima terça-feira (31), como a principal agraciada do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália, comenda instituída pelo Legislativo em 2013. A solenidade, marcada para as 18h, vai homenagear também outras nove mulheres – uma por cada vereador (veja os nomes abaixo). “Fiquei muito sensibilizada, emocionada e orgulhosa quando recebi o convite da Câmara. É uma consideração e tanto! Eu não esperava e estou muito feliz”, conta.

Sônia Terra Ferreira é filha do ex-deputado federal Alair Ferreira e de Maria Carolina Terra Ferreira e tem um irmão: Alair Ferreira Filho, já falecido. Ela nasceu no dia 16 de agosto de 1944, em Campos dos Goytacazes onde iniciou os estudos no antigo Instituto Calomeni e, depois, no Liceu de Humanidades. Soninha começou a cursar Serviço Social, mas não concluiu. Por volta dos 18 anos, sua família foi morar no Rio de Janeiro para facilitar no deslocamento de Alair para Brasília. Em 1969, casou-se com Fernando Barros de Faria. Da união, vieram três filhos (Simone, Cristiane e Fernando) e quatro netos.

Sua relação com Atafona começou na infância, já que a família passava verão por lá. A mudança para a Cidade Maravilhosa não a distanciou do balneário. Muito pelo contrário! E depois de tantas idas e vindas de veraneio, no carnaval de 1997 ela sentiu que era hora de deixar a capital. “Nesta época, eu tinha uma empresa de turismo e também comecei a me envolver com as atividades da igreja…. Aí, eu passava um tempo aqui, depois passava um tempo lá… Foi indo, foi indo e vim de vez. Minha história com Atafona é uma paixão muito grande. Eu sempre dizia que, quando eu ficasse mais velha, ia me mudar para cá”, sorri.

Na vida profissional, Soninha trabalhou por muitos anos nas empresas de seu pai (que também era empresário). De 2001 a 2016, prestou serviço à Prefeitura de São João da Barra, na Secretaria de Turismo e no Palácio Cultural. Também presidiu, por 15 anos, a Irmandade de Nossa Senhora da Penha. Em 2017, criou o “Moinho de Vento”, um espaço para eventos no terreno de sua casa. Aliás, o local foi palco durante muitos anos do Atafolia, um famoso evento carnavalesco.

Foto: Ascom – Câmara

Nos últimos meses, Soninha começou a escrever um novo e difícil capítulo de sua história. É que ela começou a ver sua residência perder força para o mar e, diferente de tantas outras levadas pelas ondas, preferiu iniciar a demolição da sua. Uma forma encontrada para minimizar a angústia e a tristeza, segundo ela, não pela perda material, mas pelas lembranças guardadas em cada cômodo do imóvel. “Foi uma decisão muito difícil; fiquei uns dois, três dias chorando. Mas, rezei muito e continuo rezando para que Deus me dê forças”, diz a homenageada, que é católica e muito devota de Nossa Senhora da Penha. Mas, quem disse que ela quis abandonar o local? Como o terreno de sua casa é bem grande, ela reformou a casa dos caseiros, onde está morando.

O pai – Soninha descreve um pouco como era o Alair Ferreira pai: “um homem extremamente carinhoso, conversava de mãos dadas, sentava no chão para brincar com os netos. Era carinhoso com todos da família e tenho muito orgulho do homem que ele foi; um homem digno que fez acontecer e sempre foi muito decidido com os objetivos dele e muito respeitado em Brasília”. A convivência com a política a fez interessar-se pelo assunto. Incentivada por amigos, foi candidata a vereadora nas eleições de 2000. Não conseguiu se eleger, mas foi a segunda mais votada em Atafona, ficando como suplente.

Foto: Ascom – Câmara

A homenageada – que recebeu o Título de Cidadã Sanjoanense em 2001 – tem um coração grandioso e caridoso. Ela é responsável por dona Maria Ipuchima, a babá de seus filhos, que mora com a família desde 1971. Natural de Manaus, Maria tem 84 anos, encontra-se acamada e é muito bem cuidada por Soninha.

Veja quem serão as homenageadas dos vereadores com o Diploma

Foto: Ascom – Câmara

Alan : Renata Viana do Amaral Paes
Joice: Liliana Maria da Silva Cravo da Anunciação
Sônia : Maria Alcina Amaral dos Santos
Analiel: Priscilla de Souza Gomes Vianna
Franquis: Edilane Rangel Gomes
Kaka: Dalva da Silva Cardozo Ferraz
Elisio: Lucineia Pereira Santos
Chico: Viviane da Silva Ribeiro Meirelles
Junior: Marcela Nogueira Toledo