A secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra esteve presente na ação apoiando o projeto
O projeto Tamar realizou na tarde de terça-feira, dia 13, a soltura de filhotes de tartarugas da espécie Caretta- Caretta na praia de Atafona. Vale lembrar que o litoral Norte Fluminense é um dos pontos de desova da espécie. A secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra esteve presente na ação apoiando o projeto.
De acordo com a bióloga do Projeto Tamar na Bacia de Campos, Daniella Torres, entre os meses de setembro e março ocorre o período de reprodução das tartarugas. O ponto alto da desova é em novembro e, geralmente, de janeiro a março nascem os filhotes.
“Todo ano este trabalho de desova é realizado neste período reprodutivo das tartarugas e fazemos essa soltura com a população para que todos possam acompanhar esse período de vida dos animais”, disse.
Vale lembrar que o Projeto Tamar é responsável pelos quase 105 quilômetros de praias, abrangendo os municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Esta área serve de alimentação para as cinco espécies de tartarugas marinhas que habitam a costa brasileira.
Fonte: Secom – SJB