São João da Barra amplia a vacinação para a população acima de 40 anos a partir desta segunda-feira, 12. Uma nova remessa com 678 vacinas chegou ao município neste sábado, 10. São 240 da Coronavac — 120 para a primeira e 120 para a segunda aplicação — e 438 da Pfizer para a primeira aplicação.

O agendamento para a primeira dose é feito com base no cadastro realizado nas unidades de saúde. Gestantes, puérperas e lactantes acima de 18 anos continuam recebendo a primeira dose, assim como pessoas que integram grupos prioritários ou faixas de idade já inseridos no calendário de vacinação.

O cadastro nas unidades de saúde para a elaboração do cronograma de vacinação está aberto para pessoas acima de 30 anos, mediante apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência.

Gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias pós-parto) e lactantes acima de 18 anos devem fazer o cadastro apresentando também documento que ateste a condição. No caso das lactantes, declaração do profissional que acompanha a criança.

Com a nova remessa, são 35.929 vacinas enviadas ao município pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Desse total, 4.045 foram enviadas para os trabalhadores do setor portuário.

Já foram aplicadas 25.572 vacinas na população, sendo 18.955 na primeira dose e 6.617 no esquema vacinal completo (primeira e segunda doses). Foram imunizados 1.175 portuários que residem em São João da Barra.

Fonte: Secom